Eclipse parcial da Lua poderá ser visto neste sábado no Brasil, mas só em alguns estados

O tempo nublado poderá impedir que em algumas regiões do país o fenômeno possa ser observado.

PUBLICIDADE

Neste sábado (28), haverá um eclipse parcial da lua, e os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno, mas somente em alguns estados. Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe serão privilegiados desta vez.

PUBLICIDADE

Nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Bahia e Piauí, o eclipse parcial da lua será visível apenas em algumas poucas cidades. O satélite natural da Terra ficará em um lado oposto ao sol em referência ao nosso planeta.

Desta vez será a sombra da Terra que cobrirá parte da Lua. São dois tipos de sombras: a umbra e a penumbra. Quando a sombra é escura e não recebe nenhuma luminosidade, então a chama-se umbra. Quando a sombra é um pouco clara, pois recebe luminosidade solar, então denomina-se penumbra.

Será possível ver parte da Lua coberta pela sombra da Terra

O eclipse lunar penumbral acontece quando a Lua é coberta por esta sombra. Quando a Lua vai entrando na umbra, então é um eclipse parcial. E tem o eclipse total, que é quando o satélite natural fica totalmente coberto, na umbra.

PUBLICIDADE

Quem estiver nos estados privilegiados, neste sábado (28), poderá acompanhar o eclipse parcial. A Lua ficará escura por um tempo, mas em momento algum ela sumirá por completo.

Tempo nublado poderá atrapalhar os observadores

O Observatório Nacional informou que hoje a Lua ficará na penumbra e somente 6% de sua superfície estará coberta pela umbra. Desta forma ficará fácil observar que somente parte da lua estará na escuridão.

A triste notícia é que existe a previsão de tempo nublado na noite de hoje para algumas regiões do Brasil. Quem quiser ver este eclipse parcial da Lua precisará ficar na torcida para que à noite o tempo fique mais limpo.