Conheça a planta milagrosa e versátil que tem propriedades incríveis; ela ajuda a combater inflamações

Além de propriedades que auxiliam a melhorar a saúde, a planta é um excelente repelente de insetos.

PUBLICIDADE

As plantas são excelentes aliadas para a saúde devido às propriedades terapêuticas. A citronela é uma planta rica em óleos essências, como citronelol, geraniol, linalol e cis-calameneno. Eles são excelentes repelentes contra insetos, além de possuir ação calmante, antibacteriana e aromatizante.

PUBLICIDADE

Vale frisar que a citronela é muito usada na indústria cosmética na fabricação de cremes. O nome científico da planta é Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus, o capim-limão é parecido, mas as propriedades terapêuticas são bem diferentes. Elas podem ser diferenciadas pelo aroma, pois o capim-limão tem um cheiro mais adocicado, lembrando o limão.

Já a outra o aroma é mais forte lembrando o cheiro de um desinfetante. O cultivo da citronela é simples e pode ser plantada em vasos de plantas. Também é possível usar o óleo essencial que possui as mesmas propriedades, sendo mais prático e potente.

Citronela: entenda os usos da planta terapêutica

Ela pode ser usada como repelente de insetos, pois sua forma natural é capaz de espantar formigas, moscas e mosquitos. A citronela atua no combate a bactérias e fungos, pois ajuda a manter a saúde da pele. Além disso, ela possui propriedades cicatrizantes que podem ser utilizadas por diabetes graças ao efeito antifúngico e anti-inflamatório.

Outro benefício que pode ser destacado é o uso como produto de limpeza, já que a planta mantém a casa desinfetada e perfumada. Por último, a citronela auxilia no relaxamento por meio do seu uso na aromaterapia. O benefício também se estende aos animais, entre eles cachorros e gatos.

PUBLICIDADE

Como usufruir dos benefícios da citronela

A planta pode ser utilizada por meio de óleos essenciais na aromaterapia, além de sprays, desinfetantes e velas aromáticas. Vale destacar o uso do chá de citronela não é recomendado devido ao efeito irritativo. Portanto, o consumo via oral não deve ser feito, porém, usar o chá para borrifar nos ambientes ajuda a afastar insetos.