9 países que falam português ao redor do mundo

A família linguística que leva ao português é bastante extensa, e segue uma seguinte ordem

PUBLICIDADE

Nas aulas de português aprendemos o porquê de sermos um dos países que falam português: o Brasil foi colonizado por Portugal, e o próprio nascimento do Brasil enquanto nação, em 1822, foi responsabilidade de um lusitano — Dom Pedro I.

PUBLICIDADE

Desta forma, a língua portuguesa falada por nós é herança do período das Grandes Navegações, quando, principalmente, Portugal e Espanha exploravam territórios na América, Ásia e África e fundavam suas colônias.

O legado da colonização dos nossos “patrícios” não é visto somente no Brasil. Ao contrário, diversos outros países também têm a língua portuguesa como idioma oficial, e é justamente sobre isso que vamos falar hoje. A seguir, conheça mais sobre a nossa língua e os países que também falam português.

A língua portuguesa ao redor do mundo

Atualmente, nosso idioma é o quinto mais falado no mundo, e o sexto mais utilizado como segunda língua. Ao todo, 9 países falam português, que, assim como o espanhol, também é uma língua latina.

Isso significa que o português deriva do latim falado no antigo Império Romano, mas o nascimento do idioma não se deu assim, de uma hora para outra. Ao longo de séculos, o latim foi passando por transformações em diversas regiões e daria origem a novas línguas — além das duas já citadas, o francês, italiano, catalão e até o romeno derivam do antigo idioma.

PUBLICIDADE

A família linguística que leva ao português é bastante extensa, e segue a seguinte ordem (de cima para baixo, da antiga até a atual):

● Indo-europeia

● Itálica

● Românica ( Latim)

● Ítalo-ocidental

● Românica ocidental

● Galo-ibérica

● Ibero-românica

● Ibero-ocidental

● Galaico-portuguesa

● Português

Os 9 países que falam português ao redor do mundo

Agora, sem mais delongas, vamos te apresentar e contar um pouco sobre os países que formam a comunidade lusófona ao redor do mundo. E, claro, não poderíamos começar de outra forma que não por Portugal, a terra-mãe do nosso idioma!

1. Portugal

O Português percorreu uma longa trajetória de transformações até se tornar o idioma que falamos hoje. Assim como muitos outros países, Portugal foi parte do território do Império Romano, e as pessoas que lá habitavam falavam o latim vulgar.

Apesar da origem latina, o idioma também sofreu influências de outros idiomas, como o árabe. No Brasil, o português também incorporaria elementos das línguas indígenas e africanas.

O expoente máximo da literatura de Portugal é o poeta Camões, que escreveu Os Lusíadas no século XVI. Durante as navegações, o português chegou a ser falado por comerciantes e navegadores em 53 países!

2. Brasil

Ah, o Brasil! Nosso país representa a maior comunidade lusófona do mundo, com mais de 200 milhões de falantes do idioma de Camões. Como mencionamos logo acima, o português falado no Brasil sofreu influências indígenas e africanas, mas foi além: a imigração de espanhóis, alemães, italianos, árabes, japoneses e povos do Leste Europeu incorporou novos elementos, fazendo do “português brasileiro” uma língua única.

3. Angola

O país da costa oeste africana é a segunda maior comunidade de falantes da língua portuguesa no mundo. Ao todo, são mais de 30 milhões de pessoas que utilizam a língua no dia a dia, mas não somente. Em Angola há diversos idiomas e dialetos locais, que também influenciaram o português falado por lá.

4. Moçambique

Situado na costa leste do continente africano, Moçambique se tornou independente de Portugal apenas em 1975. Apesar de séculos de domínio, o português é apenas 1 das 20 línguas faladas por lá, e somente 17% dos 31 milhões de moçambicanos o utilizam como idioma oficial.

Apesar destes fatos, o português exerce o importante papel de língua comum entre diversas etnias que o têm como segunda língua.

5. Guiné-Bissau

O pequeno país africano foi o primeiro do continente a se tornar independente, em 1973. O português é o idioma oficial, mas utilizado como primeira língua apenas por cerca de 27% da população. A grande maioria fala o Kriol, uma língua crioula com base em dialetos locais misturados com o português.

6. Cabo Verde

O Cabo Verde é um arquipélago próximo à costa oeste da África. Independente desde 1975, a questão linguística do país é bastante curiosa. O português é o idioma oficial, utilizado no governo, administração pública, rádio, televisão e escola. Mas apesar de toda população saber falar nossa língua, no dia a dia eles utilizam uma língua própria, o crioulo caboverdiano.

7. São Tomé e Príncipe

A ilha está situada na costa da África, na altura da Linha do Equador. 98% da população, de cerca de 250 mil habitantes fala português, que tem status de idioma oficial. Assim como nos demais países africanos, São Tomé e Príncipe também conta com línguas locais, como o forro, o crioulo caboverdiano e o angolar.

8. Timor-Leste

O pequeno país de 1,3 milhões de habitantes é o representante asiático da comunidade lusófona. Vizinho da Indonésia, o Timor-Leste tem o português como idioma co-oficial com o tétum, sendo esta última a língua mais falada. O português é o primeiro idioma de cerca de 25% da população.

9. Guiné Equatorial

Não deixamos a Guiné Equatorial por último à toa. Apesar de ser um dos países que falam português e o tem como idioma oficial, a verdade é que apenas 1% de seus habitantes sabem se expressar pela língua de Camões. Isso porque, apesar da colonização portuguesa a partir do século XV, a ilha se tornou possessão espanhola a partir do século XVIII, se tornando independente apenas em 1968.

O português se tornou idioma oficial em 2011, mas, convenhamos, esse é um status muito mais simbólico do que prático.

Outros territórios que falam português

Além dos 9 países listados acima que têm o idioma como língua oficial, há territórios em outras nações que também falam português ao redor do mundo. É o caso de Macau, na China, e Goa, Damão e Diu, na Índia. Essas regiões foram exploradas por portugueses, que deixaram o idioma como legado cultural. No entanto, nesses territórios o português vem cada vez mais se tornando uma língua morta.

Variações linguísticas nos países que falam português

A língua portuguesa passou por diversas transformações em cada país na qual é falada. Isso se deve ao fato da língua ser um elemento “vivo”, ou seja, que vai sendo alterada pelos próprios falantes.

Assim, mesmo que tenha um conjunto de regras estabelecido, a língua portuguesa conta com as chamadas “variações linguísticas”. São mudanças que fogem à regra, mas que não devem ser consideradas como erros.

Um exemplo clássico disso é o uso do “você” como segunda pessoa do singular. Você é um pronome de tratamento que evoluiu de “Vossa Mercê” e “Vosmicê”. Em regiões como São Paulo e Mato Grosso do Sul é muito comum que o “você” ou mesmo sua compressão, o “cê”, seja utilizado no lugar de “tu”, que é originalmente a segunda pessoa do singular.