in

Câncer de intestino: o que é, quais os tipos, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença revelada por Simony

Esse artigo vai explicar detalhes sobre o tumor maligno que acometeu a cantora Simony.

Reprodução Contigo/grandeponto Montagem: Shyrlene Souza

A cantora Simony foi diagnosticada com um câncer no intestino. Ela anunciou a doença através do seu perfil no Instagram. A famosa estava ao lado do seu médico e disse estar muito otimista com o tratamento. O tumor foi detectado durante um exame de rotina. Mãe de quatro filhos, a artista relatou ter conversado com eles sobre o problema de saúde.

Publicidade

Câncer de intestino: o que é?

É um tumor maligno que se desenvolve no intestino. A doença é mais comum no intestino grosso, como reto, ânus e cólon, levando ao aparecimento de sintomas como sangue nas fezes, diarreia frequente e dor abdominal. Apesar de ser considerado mais raro, esse tipo de tumor maligno também pode aparecer no intestino delgado. A enfermidade é mais comum em indivíduos acima dos 50 anos.

Sintomas de câncer no intestino

Os principais sinais da doença são: dor no abdômen, sangue nas fezes, prisão de ventre ou diarreia, cansaço, perda de peso sem motivo aparente e dor na região anal ou sensação de peso. Vale ressaltar que esses sintomas costumam ir surgindo com o avanço da condição. A doença é mais frequente em pessoas com histórico familiar ou quem sofre com enfermidades intestinais.

Publicidade

Diagnóstico e tipos de câncer de intestino

O diagnóstico da doença é feito pelo gastroenterologista ou proctologista após a realização de exames, como colonoscopia, tomografia, sangue oculto nas fezes e dosagem do antígeno carcino embrionário. Esse tipo de tumor maligno pode ser classificado quanto à sua origem. Entre eles estão o adenocarcinoma, carcinoide, linfoma, sarcoma ou leiomiossarcomatumor estromal gastrointestinal, tumor de células escamosas e tumor estromal gastrointestinal.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Tratamento

A indicação do tratamento deve ser feita pelo especialista. No geral, a indicação pode ser cirúrgica com a realização de quimioterapia e radioterapia. Dependendo do caso, o profissional pode indicar que o paciente seja submetido ao tratamento com quimio e radio antes de passar pelo procedimento cirúrgico.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.