in

Dor de barriga, inchaço na barriga e cansaço: sintomas inicias do câncer no fígado que merecem atenção

O câncer de fígado é silencioso e um dos principais responsáveis pelos falecimentos de homens e mulheres no Brasil.

Drauzio Varella/UOL | Divulgação

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Inca, o câncer no fígado, em 2020, foi a sexta maior causa do falecimento de homens em todo o país. No caso das mulheres, a doença representou a sétima principal circunstância para os óbitos das vítimas. Agressivos, os tumores nesse órgão vital do corpo humano podem representar um risco iminente de vida.

Publicidade

Os sintomas do câncer de fígado tendem a surgir nas fases mais avançadas da doença, ao passo que, nos estágios iniciais, os detalhes costumam passar de maneira despercebida pelos pacientes.

Por isso, além dos exames preventivos, é necessário ficar atento aos sintomas mais comuns, haja vista que quanto mais rápida a descoberta tanto maiores as chances de sobrevida. Dentre os principais sintomas do câncer de fígado estão:

Publicidade
  • a) dor de barriga, sobretudo no lado direito do abdômen, onde é localizado o órgão;
  • b) inchaço na barriga;
  • c) perda de peso sem motivo visível;
  • d) falta de apetite;
  • e) cansaço constante; 
  • f) olhos e pele amarelados.

Cirrose hepática, gordura no fígado e uso de anabolizantes são os principais motivos responsáveis pelo desenvolvimento de câncer no fígado. O tratamento é geralmente feito com o auxílio da quimioterapia, com chances de cura quando descoberto nos estágios iniciais.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Em casos mais graves, cirurgias não são descartadas, em procedimentos nos quais a área afetada é removida. Havendo doenças concomitantes, como a cirrose, o médico pode recomendar o transplante do órgão para elevar as chances de cura.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com