in

Como tentar saber a hora certa de ser mãe?

A maternidade é um passo muito importante, veja dicas para saber se está na hora de ser mãe.

Canva Free

Atualmente, as mulheres estão adiando por cada vez mais tempo a concretização da maternidade em suas vidas. Apesar de a biologia feminina ansiar por gerar uma vida durante a juventude da mulher (até os 35 anos), a sociedade e a luta pela ascensão profissional estão fazendo com que as mulheres adiem cada vez mais a gravidez.

Publicidade

Biologia feminina

Uma mulher em idade reprodutiva possui cerca de 25% de chances de engravidar de maneira natural em seu período fértil, mas com o passar dos anos, essas chances vão diminuindo, pois, a idade faz com que aconteça a queda de produção de óvulos, e a cada menstruação esses óvulos vão sendo extintos até que não existam mais.

Publicidade

Diante disso, as mulheres ficam em um grande dilema: me torno mãe antes de chegar onde desejo no trabalho e realizo o sonho da maternidade, ou postergo esse sonho de gerar até que eu consiga a posição que sonhei sempre no trabalho?

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

A partir desse dilema, fica a questão: qual é a hora certa de ser mãe? Para responder essa pergunta é necessário colocar muitas coisas na balança e responder alguns questionamentos. A primeira coisa que você deve pensar é se sua condição financeira atual comportaria a chegada de um bebê, sem você ficar endividada.

Publicidade

Depois, você deve se perguntar se sua saúde reprodutora suportaria esperar mais alguns anos para engravidar. A idade da mulher conta muito nesse sentido.

Também se pergunte se é seu desejo ser mãe, pois, ter um bebê não é nada fácil e a mulher precisa ter em mente que tudo em sua vida será modificado, assim, se esse não é um desejo real, as chances de se frustrar são muito maiores.

Algo que também precisa ser visto é se o seu parceiro também deseja ser pai, pois nem todos os homens têm esse sonho e se você não consultá-lo antes de engravidar, pode arriscar passar por esse momento sozinha. A escolha do pai da criança é muito importante, pois vocês terão um elo que os unirá para sempre, sendo assim, pense bem em que categoria de homem você quer na vida de seu filho como pai.

Está na hora?

Se você trabalha fora, principalmente, observe se você terá uma rede de apoio para te ajudar no pós parto e também com o bebê quando a licença maternidade se findar. Pois, a falta de ter alguém com quem contar é o principal fator que faz com que as mães abandonem o mercado de trabalho após o nascimento do filho.

Após avaliar todas essas questões, cabe a você mulher decidir se essa é a hora para ser mãe, apenas você se conhece ao ponto de entender quando um ciclo de sua vida termina e outro tem que começar, mas reflita bem, pois a chegada de um bebê muda tudo e ele precisará integralmente de você nos primeiros anos de vida e mesmo quando crescer, ainda contará com o seu apoio.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.