in

Estresse elevado pode levar a sérias consequências: quais são os órgãos afetados pela condição?

Um nível alto de estresse pode provocar sérios problemas no organismo de uma pessoa.

Reprodução Melhor com Saúde

O estresse é uma condição que tem afetado milhares de pessoas nos dias de hoje. O problema provoca tensão física e emocional podendo surgir como uma reação do corpo. Em níveis baixos é possível dizer que o estresse pode ser algo positivo, pois os sinais que aparecem pode ser um indicativo de alerta que algo não vai bem.

Publicidade

Contudo, a maioria das pessoas costuma sentir um tipo de tensão forte que pode provocar alguns problemas de saúde emocional e física. O estilo de vida da atualidade que é muito agitado ajuda a aumentar a condição tornando algo de difícil o controle.

Uma pesquisa feita pela APA – Associação Americana de Psicologia indicou que 40% dos adultos com estresse tem problema para dormir. Muita gente não sabe, mas a condição está associada a alterações em alguns órgãos. Isso pode reduzir ainda mais a qualidade de vida.

Publicidade

Para você conseguir assimilar melhor os danos causados pelo estresse, esse artigo vai elencar os órgãos afetados pela condição.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Pele

A tensão provocada pelo estresse atua no organismo por meio de uma resposta inflamatória que pode ocasionar obstrução dos poros. A pele pode ficar vermelha acumulando sebo ou pus, ou seja, a pessoa pode sofrer com acne facial.

Publicidade

Pulmões

O órgão pode ter a função alterada reduzindo a resposta imunológica. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo apontou que poderia existir uma relação entre a asma e o estresse.

Coração

Altos níveis de estresse acabam influenciando na elevação do colesterol, da pressão alta e dos triglicerídeos no sangue. Indivíduos que sofrem com estresse crônico apresentam problemas no ritmo cardíaco.

Olhos

O transtorno pode ocasionar tremores nos olhos, pois estimula um músculo que atua cumprindo a função de levantar as pálpebras. Além disso, o excesso de estresse também está relacionado a visão embaçada.

Rins

A elevação do nível de cortisol devido ao estresse pode fazer com que alguns órgãos sejam afetados pela excreção renal do fosfato. O problema pode provocar fraqueza muscular e outras alterações no corpo.

Publicidade