Anitta tem endometriose; o que é essa doença sem cura, sintomas e tratamento

Endometriose demorou a ser diagnosticada, levando Anitta a sofrer com dores durante nove anos.

PUBLICIDADE

Anitta usou suas redes sociais para contar sofrer de endometriose, uma doença sem cura e que, na demora no diagnóstico, pode provocar crises de dores incessantes. A cantora demorou para descobrir que tem a patologia, sofrendo por nove anos sem saber o que lhe causava tanto incômodo.

PUBLICIDADE

Neste último domingo (10), a artista concedeu uma entrevista para o Fantástico, da Globo, e contou que está driblando a dor enquanto em turnê pela Europa, onde a cada dia visita um país diferente para se apresentar.

Anitta fala sobre endometriose

Além de revelar sobre a doença, Anitta pontuou sobre a demora do diagnóstico e como isso pode prejudicar a paciente. “Você imagina uma pessoa que não tem como explicar para um patrão. E aí? A pessoa pode perder o emprego em uma coisa dessa”, expressou.

Sintomas da endometriose

A endometriose ocorre quando o endométrio, tecido que reveste a cavidade do útero, começa a migrar para fora do órgão. Os principais sintomas são: cólicas durante o período de menstruação, dores durante relações íntimas, dores ou sangramentos intestinais ou urinários no período menstrual, dificuldades para engravidar.

Tratamentos da endometriose

O tratamento para a doença pode variar de acordo com o avanço e estágio. Os cuidados podem ser desde o estilo de vida, na alimentação, no sono e até no gerenciamento do estresse, como o uso de bloqueadores e inibidores hormonais. Há casos, como o de Anitta, em que é preciso realizar uma cirurgia, que pode durar algumas horas.

PUBLICIDADE