in

Trabalho de parto: 5 sinais que indicam que o o bebê está à caminho

A sensação de cansaço no último trimestre é comum e tem a ver com vários fatores.

Reprodução: Sou Mãe

A reta final da gravidez costuma ser cercada de muita ansiedade, alegria e preocupações que são típicas das futuras mamães nesse período. Com as emoções ainda mais afloradas, a mulher começa a sentir sensações no corpo que começam a indicar que o trabalho de parto está se aproximando.

Publicidade

Após a jornada de nove meses, a futura mãe vai poder finalmente carregar o seu pacotinho de amor nos braços. O tão aguardado momento é cheio de emoção, especialmente quando se trata do primeiro filho.

Esse artigo vai elencar alguns sinais que indicam que o trabalho de parto está chegando. Contudo, é importante ressaltar que a melhor pessoa para esclarecer as dúvidas é o ginecologista obstetra. Qualquer dúvida, busque ajuda do profissional que acompanha a sua gestação.

Publicidade

Ajuste do bebê

A criança está encaixada quando desce e entra na pelve da mãe. Isso quer dizer que o bebê entra no canal do parto e que a hora do nascimento está chegando perto. Quando o evento ocorre é comum que a mulher sinta uma leve pressão ou dor na região perianal.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Tampão mucoso

É uma secreção espessa que é formada no colo uterino nas primeiras semanas da gestação. É responsável por selar a entrada da cavidade mantendo a criança protegida. A partir do momento que o nascimento se aproxima, esse tampão mucoso solta. É normal a mulher perceber uma secreção transparente com fios finos sangrentos ou marrons.

Publicidade

Dor na região pélvica e nas costas

A futura mamãe costuma sentir dores na parte inferior do abdômen e na região das costas. Contudo, quando o trabalho de parto está perto, elas se tornam mais intensas. Por isso, é normal ter um desconforto na barriga que vai irradiando da coluna e a pelve.

Contrações

É comum contrações falsas semanas antes do nascimento do bebê. Elas acontecem para preparar o útero para o trabalho de parto. Já as verdadeiras são fortes e frequentes com uma dor intensa que impede manter qualquer tipo de atividade.

Micção com maior frequência

As gestantes têm uma vontade maior de ir ao banheiro, mas nos dias que antecedem o parto, isso acaba ficando ainda mais frequente.

Se você está grávida, lembre-se de tirar todas as dúvidas com o médico do pré-natal. Vale lembrar que o trabalho de parto não terá início até o rompimento da bolsa de água.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.