in

Férias de julho: buscando o calor nas praias brasileiras

Lençóis Maranhenses: paisagens verdadeiramente encantadoras em qualquer época do ano.

Pixabay

Enquanto em grande parte do Brasil o mês de julho é uma época de frio, em alguns destinos do litoral é verão o ano inteiro. Isso se explica por ser um país de dimensões continentais – onde o Norte e o Nordeste, que ficam mais próximos à linha do Equador, não registram temperaturas baixas, pois recebem maior incidência de raios solares.

Publicidade

Por isso, muitas pessoas procuram tirar férias nos meses de inverno para fugir do frio. Se você é uma delas e procura dias de sol e calor, aqui estão algumas das melhores opções para passar as férias de julho na praia, desfrutando de temperaturas amenas. Mas vale mais uma dica – a melhor região para aproveitar a praia durante o inverno é a parte norte do litoral nordeste. Os estados do Maranhão e Ceará são os com menos chuva e mais calor nessa época.

Embora os outros estados tenham maior incidência de chuva, basta dar uma olhada no clima antes de partir. Então, se o que você procura é uma excelente praia, águas quentes e calor garantido, essa região é o seu destino.

Publicidade

Fortaleza e Jericoacoara: onde o verão começa mais cedo

Enquanto a estação chuvosa segue até agosto ou setembro em outros estados, no Ceará o verão começa em julho. Fortaleza, a capital do estado, Jericoacoara ou Canoa Quebrada são alguns destinos de praia imperdíveis.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Jericoacoara oferece mais um diferencial: com o início dos ventos na região, começa a temporada de kitesurf. O windsurf também é muito popular em Jeri. E ainda, os preços estão mais baixos do que na alta temporada.

Publicidade

Sul da Bahia: cenário ensolarado dos sonhos

Embora o inverno no Norte e Nordeste do Brasil seja sinônimo de estação chuvosa, ela pode ser mais longa ou mais curta, dependendo do lugar. O sul da Bahia, por exemplo, chove pouco durante todo o ano, inclusive em julho.

Trancoso, Arraial D’Ajuda, Porto Seguro ou Caraíva são os destinos mais badalados, com praias de areias claras, mar azul, palmeiras e falésias. Com ótima infraestrutura, os destinos contam com resorts, pousadas, restaurantes, bares, passeios guiados, parque aquático e muito mais.

Lençóis Maranhenses: paisagens verdadeiramente encantadoras em qualquer época do ano.

O Maranhão é um destino perfeito para os amantes do ecoturismo. Mas quando se trata de praia o estado também é muito bem servido – principalmente praias de água doce. Elas estão entre as dunas, nos Lençóis Maranhenses, circundando as lagoas formadas pelas chuvas, e podem ser apreciadas o ano inteiro.

Julho é um excelente mês para deixar o inverno para traz e visitar os Lençóis Maranhenses, pois é quando a temporada das chuvas está terminando. A temperatura média em julho fica entre 29°C e 30°C (máxima), e a mínima aproximadamente 26°C.

Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem essa paisagem exótica justamente por causa das chuvas intensas que ocorrem nos meses anteriores, formando as lagoas. Mais perto da costa também são encontradas algumas lagoas de água salgada formadas pela maré alta.

Natal: a cidade mais ensolarada do Brasil

Com esse título, é fácil escolher um destino de férias de julho e aproveitar ao máximo as belas praias em dias ensolarados. Saia para explorar praias como Ponta Negra, com vida noturna agitada e festas, ou no litoral norte, com praias como Jenipabú e Pitangui, onde você pode praticar sandboard e fazer passeios de buggy.

No litoral sul, as paisagens revelam praias ainda mais belas, entre elas, a praia de Pipa, onde você entra em contato com parte da Mata Atlântica preservada que ainda cobre o litoral. Com essas muitas praias cinematográficas, você pode esperar muitas aventuras sob o sol, uma brisa refrescante e muitos banhos de mar, além de fotos de tirar o fôlego.

Publicidade