Nasa envia astronave para chocar com asteroide que vem na direção da Terra para ‘salvar o planeta’

A previsão é de que a colisão aconteça no mês de setembro e assim a rota do asteroide seja preventivamente desviada.

Reprodução IstoE

Está programado para o próximo mês de setembro, a colisão de uma astronave com um asteroide de nome Dimorphos, em uma missão que visa salvar o planeta Terra. O objetivo é mudar a rota deste corpo celeste para evitar que futuramente aconteça uma colisão.

A Nasa está liderando esta missão que recebeu o nome de DART – Teste de redirecionamento de asteroide duplo, e a espaçonave foi lançada em novembro do ano passado, sendo monitorada desde então.

O Dimorphos é um asteroide ‘pequeno’, mas ele é companheiro de outro bem maior, chamado pelos cientistas de Didymos, agora a expectativa é de que a longo prazo ele tenha a órbita alterada e passe bem longe da Terra.

Mas um estudo feito pela Universidade de Berna em parceria com o Centro Nacional de Competência em Pesquisa, esta é uma situação muito delicada porque existe a possibilidade do choque acabar deformando o asteroide de forma drástica.

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Sabina Raducan, que está à frente deste estudo, alerta que o Dimorphos pode ter uma estrutura interna mais solta que está unida apenas por interações gravitacionais e o choque com a espaçonave poderá fazer com que tudo se espalhe.

Mas simulações feitas pela DART apontam que a estrutura interna deste asteroide é sólida, por isso o projeto foi colocado em ação. A colisão será no próximo mês de setembro e cientistas do mundo todo estarão de olho no resultado.

A Agência Espacial Europeia pretende enviar em 2024 uma sonda espacial para este asteroide com o objetivo de visualizar quais foram as consequências do impacto.

Escrito por Russel