in

Jovem sofre acidente com levantamento de peso em academia e corre risco de vida; como evitar que isso aconteça

Presidente da CREF5 comenta sobre importância de profissionais credenciados ao procurar uma academia.

Reprodução/Hugo Gloss

Praticar exercícios físicos pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e ao corpo, porém, como qualquer outra atividade, é preciso uma lista de cuidados para se evitar acidentes. Nesta última sexta-feira (24) um jovem de Fortaleza, capital do Ceará, sofreu um acidente no levantamento de peso e corre risco de vida.

Publicidade

O atleta de crossfit foi atingido nas costas por uma barra de levantamento de peso. Uma pessoa filmava a atividade e registrou o momento em que o acidente ocorreu. A vítima, que não teve a identidade divulgada, levantava o equipamento acima da cabeça, se desequilibrou, foi atingido na região do pescoço e ficou gritando de dor e caído no chão.

Acidente com levantamento de peso em academia

Na manhã desta quarta-feira (30), o portal de notícias do g1 entrou em contato com a academia onde tudo aconteceu. O estabelecimento informou que o atleta passará por um procedimento cirúrgico, porém, não irá se pronunciar sobre o ocorrido por um pedido dos familiares do jovem.

Publicidade

Cuidados para evitar acidentes em academia

O presidente do CREF5, Sérgio Franco, expôs algumas recomendações para que os praticantes podem adotar para diminuir riscos em atividades físicas de alto impacto. A principal delas é procurar um local credenciado e com profissionais formados e especializados.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Franco diz que o aluno tem que fazer uma avaliação antes de começar o treinamento, assim o profissional sabe o nível de condicionamento dele e a sobrecarga que pode ser utilizada. É de grande importância que o aluno busque orientação correta para não ocorrer erros em execução.

Publicidade

Por fim, o presidente alerta sobre casos de irregularidades que podem e ser denunciados ao conselho através deste link. “Pode entrar no site para fazer a denúncia, o nome não vai ser registrado e o Conselho vai visitar o local para apurar”, finalizou.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .