in

Zoológico de Rio Preto acolhe filhotes de tamanduá-bandeira abraçados no corpo sem vida da mãe; dois gêmeos

Veterinário afirmou que caso de tamanduás-bandeira gêmeos, encontrados com a mãe, é extremamente raro.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto

O Zoológico Municipal da cidade de São José do Rio Preto, localizado no interior do estado de São Paulo, acolheu três filhotes fêmeas de tamanduá-bandeira. Os animais são órfãos e tinham poucas chances de sobreviverem sem a mãe.

Publicidade

De acordo com o veterinário Guilherme Guerra, dois deles são gêmeos, o que é algo muito raro para a espécie. O profissional informou que esse tipo de nascimento já foi registrado com animais em cativeiro, porém, não há nenhum registro oficial de que tenha ocorrido na natureza.

Tamanduás-bandeira são acolhidos em zoológico

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, os filhotes gêmeos foram encontradas em uma área rural do município de Votuporanga, também no interior paulista. Os tamanduás estavam abraçados no corpo da mãe, que foi encontrada com um tiro na região dianteira.

Publicidade

O dono da propriedade rural acionou a Polícia Ambiental, que encaminhou os animais para Rio Preto. Eles pesavam aproximadamente 1,5 quilo e estavam com boa situação de saúde.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

O outro filhote foi localizado em outra cidade paulista, Palestina. Este era um pouco menor, pesando 1,3 quilo e tendo aproximadamente 20 dias de vida. São oferecidas mamadeiras de 30 ml, com uma fórmula láctea que foi desenvolvida para se aproximar ao máximo do leite que receberiam da mãe.

Publicidade

Filhotes podem ser soltos

Os animais ficarão em reabilitação para crescerem e se desenvolverem e assim, serem destinados a um programa de soltura monitorada. Caso isso não seja viável, eles farão parte de programas de conservação da vida animal em cativeiro.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .