in

Cólicas na gravidez: quando deve se preocupar?

Saiba quando as cólicas podem indicar um problema sério durante a gestação.

Canva Free

A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo da mulher. Desde a fecundação do óvulo até o nascimento do bebê, os hormônios se alteram e o abdômen da mulher passa por drásticas mudanças. Nesse período, muitas mulheres se queixam dos sintomas que a gestação pode promover. Apesar de não serem todas mulheres que sentem esses incômodos, muitas gestantes relatam um sintoma em comum: as cólicas.

Publicidade

Cólicas na gravidez

As cólicas podem ser comuns durante toda a gestação, mas elas são mais frequentes no início do período gestacional, quando o óvulo é implantado no útero. Também, no fim da gravidez, as cólicas podem ser provocadas pelo peso da barriga e indicando o início do trabalho de parto.

Publicidade

Esse incômodo no abdômen, que parece com as cólicas da menstruação, é inclusive um dos sintomas que ajudam a descobrir a gravidez. Nesse período, a dor acontece, pois o abdômen está esticando para que o bebê possa crescer. Outro fator que pode provocar o desconforto é o fato de as mulheres produzirem mais gases na gestação, pela dificuldade de digestão. Mas essas dores, geralmente, passam espontaneamente.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Quando o médico deve ser procurado?

Publicidade

Quando as cólicas devem causar preocupação nas gestantes? Se a cólica vier acompanhada de dor e estiver apresentando corrimento vaginal ou sangramento e febre, independente do tempo de gestação, é preciso ir ao médico com urgência. Esses sintomas podem indicar abortamento. Além disso, se as dores forem atreladas a outros sintomas de infecções, o médico também deve ser procurado.

Alguns remédios podem ser aliados no controle das cólicas, e o médico deve orientar para melhora do quadro.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.