in

Gestação: sintomas de gravidez na primeira semana após a concepção

Entenda os sintomas que algumas mulheres apresentam no início de uma gravidez.

Canva Free

O principal indício de gravidez é o atraso menstrua, atrelado à vida sexual ativa e sem o uso de métodos contraceptivos. Esses três fatores, por si só, já podem ser um sinal de alerta de que uma mulher pode estar gerando uma vida, mas esses não são os únicos indícios que apontam uma gravidez na primeira semana após a concepção.

Publicidade

Quando a fecundação do óvulo acontece, inicia também uma radical mudança hormonal na mulher, pois todo o sistema reprodutor, assim como os outros sistemas do corpo, passam a entender que precisam trabalhar em conjunto para que o feto seja formado.

Publicidade

Isso pode fazer com que aconteçam enjoos, cansaço, fadiga, alterações hormonais, entre outras coisas. Mas, existem alguns sintomas, diferentes do atraso menstrual, que podem indicar a gestação logo no início, apesar de algumas mulheres não apresentarem sintoma algum.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Na primeira semana de gravidez, os sintomas que podem aparecer são: alteração na cor e no corrimento vaginal, assim como dor abdominal, semelhante à cólica, que indica que a menstruação está perto de descer. A cor rosada no corrimento é o indicativo da nidação, que é a implantação do óvulo fecundado no útero.

Publicidade

Outros sintomas também são comuns, como sonolência, vontade aumentada de fazer xixi, irritabilidade, sensibilidade na região dos seios e emoções mais afloradas.

Para cada mulher pode ser diferente

É claro que cada corpo tem um ritmo e existem mulheres que não tem sintoma nenhum, e só descobrem a gravidez de forma tardia, assim como tem mulheres que sofrem muito com os sintomas. Diante disso, se você está com atraso menstrual e teve relações sexuais desprotegidas, a melhor forma de descobrir se está grávida é fazendo um exame de sangue Beta HCG quantitativo, que indica a gravidez antes mesmo do atraso.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.