in

Pode amamentar deitada? Quais os riscos?

Saiba se você pode amamentar estando deitada com segurança para o bebê.

Canva Free

A amamentação é um assunto que ainda gera muitas dúvidas para muitas mulheres que acabaram se ser mães. O aleitamento materno é, em muitos casos, a única fonte de alimento do bebê. Por possuírem um estômago muito pequeno, nos primeiros meses de vida os bebês costumam mamar muitas vezes durante o dia.

Publicidade

Para amamentar em livre demanda é necessário ter disposição

De madrugada, principalmente na amamentação em livre demanda, (que é o tipo de amamentação onde as mães amamentam a cada indício de que o bebê está com fome), o ritmo das mamadas é ainda maior e as mulheres acabam ficando tentadas a amamentar deitadas na cama. Diante disso, acabam surgindo muitas dúvidas a respeito da segurança de se amamentar deitada.

Publicidade

É muito comum ouvir dizer que amamentar deitada pode causar otite no bebê, mas, na verdade, isso é um grande mito. É perfeitamente possível amamentar com segurança estando deitada e sem causar prejuízos ao bebê. Isso porque quando o bebê mama com a mãe deitada, a posição dele é igual a que ele estaria se a mãe estivesse amamentando sentada.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Pode ou não pode amamentar estando deitada

Publicidade

Sendo assim, amamentar deitada pode ser reconfortante para as mães conseguirem ficar descansadas durante as mamadas da madrugada, mas é muito importante que as mães fiquem atentas, pois, há risco de a mãe dormir e acabar rolando em cima do bebê.

Amamentar estando deitada requer atenção redobrada das mães. É importante prestar atenção à pega do bebê e ficar atenta a possíveis engasgos, além de estar acordada durante a amamentação.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.