in

Sintomas que podem indicar infertilidade feminina

Alguns sinais podem indicar que uma mulher pode ser infértil, saiba quais são.

Canva Free

A infertilidade feminina é algo que preocupa muitas mulheres que desejam ser mães. Na verdade, a maioria das mulheres só percebe ter algum problema de fertilidade quando decidem engravidar e não conseguem. Mas, existem alguns sintomas que podem indicar que algo no seu sistema reprodutor pode não estar bem, diante disso, seguem alguns sintomas que são alarmantes e precisam de atenção.

Publicidade

Sintomas que indicam infertilidade

A primeira coisa observável como um sintoma é a dificuldade de engravidar. Quando uma pessoa para de tomar o anticoncepcional e tenta engravidar, em média são necessários 12 ciclos para que o positivo venha, quando isso não acontece, é importante que um médico seja procurado para investigar a fundo o que pode estar acontecendo.

Publicidade

Outro fator que pode ser um indicativo de infertilidade é a obesidade. Um estudo realizado em 2018 indicou que a obesidade pode influenciar negativamente a saúde reprodutora de uma mulher. Nesse estudo ficou comprovado que uma mulher com obesidade possui menores chances de engravidar e quando a gravidez acontece, a gestação possui risco.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Um médico deve ser procurado

Publicidade

A dor durante as relações sexuais também podem ser um indicativo de que as coisas não estão bem com a saúde da mulher. Apesar de não ser de fato um problema de saúde, a dor pode indicar alguma doença como endometriose, mioma e infecções que são enfermidades que podem causar infertilidade.

Ter menstruações longas e dolorosas é outro sintoma que pode indicar infertilidade. Muitas mulheres sofrem com ciclos de fluxo muito intenso e por muitos dias, acompanhados de dores quase insuportáveis. Se você tiver ciclos desse jeito, investigue, pois esse pode ser um sintoma de endometriose. Além desse, outros indícios da doença são: dor pélvica crônica (não só na menstruação), dor durante o sexo, dor nas costas, fadiga, náusea e vômitos durante a menstruação, períodos irregulares além de problemas intestinais como prisão de ventre.

Outro indício de doença relacionada a infertilidade é a cor do sangue menstrual. O normal de uma menstruação é ela começar com o sangue vermelho vibrante e ir escurecendo com o passar dos dias. Se sua menstruação apresenta cor opaca no início, ou mesmo se ela já começa com tons amarronzados é importante que você procure um médico e faça exames para verificar a existência de focos de endometriose.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.