in

Colesterol alto: não ignore estes sinais de alerta que podem levar à amputação de membros

O colesterol alto pode causar sérios danos ao organismo de uma pessoa, sendo importante ficar atento aos sinais.

Reprodução -Samantha Hurley/Catraca Livre/- Montagem Renato Silva

O colesterol alto pode trazer sérios danos à saúde do indivíduo. A maioria das pessoas não tem noção dos riscos desta enfermidade. A condição é considerada um problema comum e pode atingir qualquer pessoa. Por esse motivo, muitos acabam não dando atenção devida e até desconhecem os impactos provocados no organismo.

Publicidade

É importante ter consciência que o colesterol alto pode se tornar um problema grave causando grandes complicações ao organismo. Sensações incomuns na região das pernas, pés e braços podem ser indicativos de alerta para problemas sérios relacionados à condição.

O que é colesterol?

É um tipo de gordura encontrada no organismo que tem uma grande importância para o seu funcionamento. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo próprio corpo e os outros 30% vêm da dieta consumida pelo indivíduo. O excesso de consumo de alimentos ricos em gordura pode fazer com que a pessoa desenvolva uma taxa adicional elevando seus níveis de forma perigosa.

Publicidade

Sinais de alerta de colesterol alto para evitar amputação

Quando o colesterol começa a se acumular nos vasos sanguíneos pode provocar o entupimento, pois limita o fluxo do sangue para as extremidades do corpo causando dores no corpo. Uma doença associada ao colesterol alto é a DAP – Doença Arterial Periférica. A condição pode se desenvolver eventualmente e provocar complicações graves quando ignorada.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

A Doença Arterial Periférica provoca dores e desconfortos na região dos pés e mãos. O problema acaba afetando atividades simples do dia a dia, como caminhar, por exemplo. A condição precisa ser tratada com atenção para evitar amputação de membros, segundo informação da especialista no assunto, Shipra Arya, professora assistente na divisão de cirurgia vascular da Emory University School of Medicine.

Publicidade

Como prevenir problemas de colesterol alto

O colesterol alto pode ser evitado mantendo hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e atividade física regular. A pessoa precisa reduzir o consumo de gorduras saturadas, eliminar as gorduras trans da alimentação, ingerir alimentos que contenham ômega-3 e ácidos graxos e aumentar a ingestão de frutas e legumes. Caso seja fumante, o ideal é parar.

Publicidade