in

Espondilite: especialista explica o que é a doença incurável que causa limitações no cantor Zé Felipe ao dançar

A profissional tirou todas as dúvidas sobre o tema, que até então era desconhecido por muitas pessoas.

Instagram Zé Felipe

Zé Felipe fez uma revelação inusitada para o colunista Leo Dias, durante um bate-papo exclusivo na Festa do Pinhão em Lages, no Estado de Santa Catarina. O cantor detalhou algumas das limitações de se render à dança do TikTok, aplicativo responsável por parte do seu sucesso. Ele disse que tem espondilite. Para entender melhor sobre o assunto, o colunista entrevistou a reumatologista Elisa Motta.

Publicidade

A espondilite é uma doença inflamatória, um tipo de artrite que afeta principalmente a coluna e as articulações. A causa ainda é desconhecida, mas pode ser uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais.

A dor na lombar é um dos principais sintomas. A progressão da doença pode limitar até mesmo movimentos simples, incluindo a dança. “O movimento da coluna pode ser restrito, como curvar-se, flexionar o tronco, pegar itens em uma prateleira. Pode restringir o paciente, mesmo para tarefas simples, como calçar meias, pegar objetos no chão ou estar no varal Pendure suas roupas”, detalha Elisa Motta.

Publicidade

Não há cura para a espondilite, embora o tratamento possa ser muito eficaz no controle e no alívio da doença. Segundo a médica: “Temos várias opções, orais e injetáveis. O reumatologista é um especialista que pode decidir a melhor droga para a situação de cada paciente. O tratamento costuma ser individualizado.”

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Segundo Zé Felipe, além da espondilite, o déficit de atenção também limita os seus esforços na dança. “Dou um miguezinho, uma parte eu faço, parte eu deixo com ela (Virgínia). Quando não era um, era outro. Eu esqueço (dança) por causa da falta de atenção, e quando eu lembro, a espondilite não me deixa dançar”, contou o filho de Leonardo.

Publicidade
Publicidade