in

Alerta aos pais: criança de 4 anos encosta em planta e sofre queimaduras de segundo grau nas mãos

A escola onde a criança estuda fez um comunicado para alertar sobre os riscos da planta.

Reprodução Crescer

Que tem criança em casa sabe o quanto é importante ter atenção. Qualquer distração com os pequenos pode culminar em acidentes graves ou até mesmo levar a óbito. Uma criança de quatro aninhos sofreu um acidente que provocou sérias queimaduras. O fato aconteceu em um parque que fica localizado em Manchester, na Inglaterra.

Publicidade

A criança ficou com as mãos cheias de bolhas e teve queimaduras de segundo grau. A causa foi uma planta venenosa comum em parques e jardins públicos. Por causa do acidente, a escola decidiu emitir um alerta pedindo que as famílias fiquem atentas à presença dessa espécie para evitar acidentes do tipo.

A queimadura foi provocada pela hogweed gigante, conhecida cientificamente como uma espécie da Heracleum mantegazzianum. É uma das plantas mais venenosas do Reino Unido. Os arbustos da espécie podem atingir aproximadamente sete metros de altura e por esse motivo receberam o apelido de gigantes. Os caules são verdes com manchinhas roxas e parecem ter pelinhos que provocam irritação extrema quando em contato com a pele.

Publicidade

O simples fato de tocar na planta já é o suficiente para fazer o estrago. Ela libera toxinas que se ligam ao DNA das células da pele e as matam. O processo provoca enormes bolhas e queimaduras que podem durar até anos se não for tratado da forma certa. Criança que se acidentou brincava no parque neste último sábado, 11 de junho, segundo informação do portal de notícias The Sun.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Publicidade

Ela foi encaminhada às pressas para o hospital de emergência onde recebeu atendimento. Instituição de ensino onde a criança frequenta publicou uma nota para falar sobre o acidente e alertar outros pais sobre os riscos de contato com a planta. Inclusive, ressaltou que a espécie tem crescido bastante na localidade.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.