in

Salário maternidade 2022: estou desempregada, tenho direito?

Conheça o programa e saiba se você se enquadra nos requisitos para receber o benefício.

Reprodução/ Canva Free- Montagem

A chegada de um bebê em uma família apesar de trazer muitas alegrias, também acaba sendo sinônimo de algumas despesas extras, pois é necessário que os pais proporcionem todo o enxoval que o bebê precisará em seus primeiros meses de vida.

Publicidade

Salário maternidade 2022

Mas quando os pais estão desempregados, como a situação fica? Bem, o INSS possui um benefício chamado salário maternidade. Esse benefício do Governo Federal tem como principal intuito proporcionar uma ajuda financeira para as famílias diante da chegada de um bebê, ou adoção de uma criança.

Para conseguir receber o benefício a pessoa solicitante precisa se enquadrar nos requisitos estabelecidos pelo INSS. Para solicitar o salário maternidade é necessário que a pessoa seja segurada pelo INSS, desse modo, se enquadram no programa a pessoa que está empregada, trabalhadoras avulsas, empregadas domésticas, seguradoras especiais, trabalhadoras rurais, e contribuintes individuais e facultativas.

Publicidade

Desempregadas tem direito?

Estou desempregada, tenho direito ao benefício? Bem, se você está desempregada, para receber o benefício, é necessário que você esteja no período de graça e tenha cumprido a carência mínima para o recebimento do salário. Sendo assim, para receber o salário, você precisa comprovar que é assegurada pelo INSS e cumpriu no mínimo 10 meses de contribuição previdenciária.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Para solicitar o benefício você precisa entrar no site da previdência social e seguir o passo a passo que é indicado na tela. Depois é só aguardar que a documentação seja avaliada e saber se você conseguiu o benefício.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.