in

Atraso menstrual: não estou grávida, o que pode ser?

Conheça alguns fatores que podem fazer com que a sua menstruação atrase.

Pixabay free

Toda menina, quando está na puberdade começa a liberar todos os meses a menstruação, sendo a limpeza que o útero faz quando o óvulo não é fecundado. Sempre que a menstruação atrasa, muitas mulheres ficam aflitas pensando que podem estar grávidas. Mas a gravidez não é o único fator que pode fazer com que sua menstruação atrase.

Publicidade

Além da gravidez, o que pode interromper a menstruação?

O atraso menstrual pode acontecer com qualquer pessoa, geralmente a menstruação pode atrasar de um dia a dois meses sem ser necessário que haja preocupação, mas se já faz mais de três meses que sua menstruação não desce, é importante que você procure um médico para saber o que está influenciando nessa mudança de ciclo. Seguem algumas causas que podem estar atrasando o seu período menstrual.

Praticar atividades físicas em excesso pode aumentar os níveis de um hormônio chamado prolactina, geralmente o aumento dos níveis desse hormônio faz com que a menstruação atrase. É muito comum que atletas que estejam se preparando para alguma competição tenham o seu período menstrual interrompido. A prática de atividades físicas é recomendada pelos médicos, mas sempre que algo é feito em excesso causa alteração hormonal, isso pode ser o fator que está influenciando no seu atraso menstrual.

Publicidade

Outros fatores

Fazer dietas muito restritivas. Além de alterar a função dos hormônios no corpo, fazer dietas muito restritivas faz com que os poucos nutrientes absorvidos pelo corpo sejam utilizados para funções mais importantes, sendo assim, podem acontecer atrasos ou até mesmo a ausência de menstruação. Portanto, é muito importante que as mulheres ingiram os nutrientes necessários para que todas as funções do seu corpo sejam executadas.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Alterações no sistema reprodutor. Quando uma mulher possui doenças como endometriose, ovários policísticos, miomas entre outras enfermidades que podem afetar o sistema reprodutor, a menstruação pode ficar desregulada ou até mesmo nem existir, é importante que seja feito o tratamento adequado para doença, orientado por um médico.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.