in

Gravidez ectópica: o que é e quais são os sintomas?

Saiba como identificar uma gravidez ectópica e descura o que é a gravidez fora do útero.

Pixabay free

Uma gravidez ectópica é caracterizada pelo crescimento do feto fora do útero. Nesse tipo de gravidez, o feto é implantando em outros órgãos do sistema reprodutor feminino e pode se desenvolver nas trompas, ovários, na cavidade abdominal, na cérvix, ou mesmo no colo do útero.

Publicidade

Gravidez nas trompas

Geralmente, nesse tipo de gravidez, acontecem dores abdominais intensas ainda no primeiro trimestre de gestação, além disso, sangramentos podem acontecer. É muito importante que um médico seja consultado para saber exatamente onde o bebê está se desenvolvendo.

Quando a gestação evolui na cavidade abdominal, apesar de ser raro e delicado, pode ser que a gestação consiga ser continuada, mas, infelizmente, quando o feto está crescendo nas trompas, por exemplo, a gravidez precisa ser interrompida, pois as trompas não possuem elasticidade suficiente para comportar a gestação, sendo assim, o rompimento do órgão pode causar sérios problemas para as mães.

Publicidade

Sintomas da gravidez ectópica

O principal órgão onde a gravidez ectópica pode acontecer é nas tubas uterinas. Quando esse órgão se rompe, os principais sintomas são: dor abdominal intensa apenas de um lado da barriga, sangramentos vaginais irregulares, por volta da (5° até a 14°) semana de gestação, sensação de peso na vagina, dor forte quando o útero é apalpado, abdômen inchado e o exame de Beta HCG, possivelmente dá negativo.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Quando a trompa ainda não rompeu os sintomas diferem, pode acontecer desconforto no abdômen, sangramento após a última menstruação, dor nas relações sexuais, ou em exames de toque e o exame de Beta HCG geralmente é positivo. Se você tiver alguma suspeita, procure sempre ajuda médica, pois descobrir a gravidez fora do útero, antes da trompa romper, pode evitar que o órgão precise ser retirado.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.