in

Varíola dos macacos x varíola humana: qual a diferença entre as doenças; 1º caso foi confirmado no Brasil

O país teve a primiera confirmação da doença nesta última quarta-feira, 8 de junho.

Reprodução EducaMaisBrasil

O Brasil confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos nesta quarta-feira, 8 de junho. A doença tem se espalhado por vários países. A varíola é uma das enfermidades mais mortais que já existiu. Estudos realizados sobre múmias egípcias sugerem que o vírus pode estar circulando há milênios, pelo menos três mil anos.

Publicidade

Após anos de sofrimento, ela foi erradicada. O feito ocorreu depois de uma campanha de vacinação global de sucesso. Atualmente, as autoridades competentes afirmam que a possibilidade de uma transmissão descontrolada é baixa. Inclusive, ressaltam que a varíola dos macacos é menos contagiosa e mais branda quando comparado com a versão humana. Os dois vírus são parte da mesma família: Orthopoxvirus.

Mortalidade

A varíola dos macacos é mais branda quando comparada a varíola humana, segundo explicação do médico Raúl Rivas. No caso da varíola humana havia duas versões: a maior e a menor, sendo a maior mais mortífera, com índice de óbito em 30% dos infectados. Já a menor provocava problemas mais leves e dificilmente levava o paciente à morte.

Publicidade

Em relação à varíola dos macacos também há duas versões: a da África Central e da África Ocidental, sendo essa mais branda. Já a Central é mais perigosa com um índice de óbito em aproximadamente 20% dos infectados. A que tem provocado o surto em várias localidades é a da África Central.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Taxa de transmissão

Diferente do coronavírus a varíola dos macacos é menos contagiosa. Os especialistas observaram que não existe muita informação sobre as possíveis rotas de transmissão entre pessoas. Até o momento, as autoridades médicas acreditam que a transmissão ocorre por contato direto ou pela troca de fluidos corporais.

Publicidade

Sintomas

As duas doenças iniciam de maneira parecida, apesar da varíola dos macacos ser mais leve. Como a maior parte dos quadros infecciosos, um dos primeiros sintomas são febre, fadiga, desconforto corporal, dor de garganta e muscular. Ambas também causam o desenvolvimento das bolinhas na pele que pode deixar cicatrizes. A varíola dos macacos costuma provocar inchação nos gânglios ao longo dos dias.

Publicidade