in

Anasarca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento da possível condição que fez rosto de Joelma inchar

A cantora foi internada nesta quarta-feira, 8 de junho, após apresentar inchaço no corpo.

Polêmica Paraíba/Divulgação | G1/Divulgação

A cantora Joelma deixou os fãs assustados recentemente ao surgir com o rosto muito inchado. O fato acabou viralizando nas redes sociais e a famosa se manifestou sobre o assunto para explicar o que estava acontecendo. De acordo com a rainha do calipso, o inchaço é uma das sequelas da Covid-19.

Publicidade

Nesta quarta-feira, 8 de junho, Joelma buscou ajuda médica e acabou sendo internada por causa do inchaço no corpo. Inclusive, ela revelou que testou positivo para Covid-19 pela quarta vez e que toda vez as sequelas acabam retornando, sendo uma das principais o inchaço no rosto. Segundo informação do colunista Leo Dias, Joelma sofre de Anasarca.

Mas, afinal de contas o que é anasarca?

A anasarca é um termo usado pelos médicos que faz referência a um inchaço, podendo também ser chamado de edema. É um acúmulo de líquido generalizado que pode ocorrer em virtude de vários problemas de saúde. Além do inchaço no corpo, a condição pode causar outros sintomas, tudo vai depender da gravidade e de quais órgãos foram acometidos.

Publicidade

Sintomas

A anasarca é um inchaço generalizado que acomete o corpo e isso pode acabar levando ao aparecimento de outros sintomas. Entre eles estão: alteração na pressão (podendo ficar muito alta ou baixa demais), batimentos cardíacos elevados, dificuldade para conseguir caminhar, problemas nos rins ou fígado e dificuldade para conseguir abrir os olhos, caso o edema na face seja muito intenso.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Em casos graves, o indivíduo com a doença pode ter dificuldade para conseguir respirar, dor no peito e falta de ar. Neste tipo de situação é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível, pois esses sintomas podem ser associados ao edema pulmonar, que é o acúmulo de líquido dentro dos pulmões. A condição é grave e precisa de intervenção médica urgente.

Publicidade

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através de um exame clínico. O profissional vai observar as características e caso necessário pode solicitar exames complementares, como ultrassonografia, radiografia, tomografia ou exame de sangue.

Tratamento

A escolha do melhor tratamento vai depender das causas que levaram ao desenvolvimento da condição. Contudo, na maior parte dos casos consiste principalmente no uso de medicação diurética.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.