in

Infertilidade feminina: possíveis causas e tratamentos

Saiba quais são as possíveis causas de uma mulher não conseguir engravidar.

Pixabay Free

Na maioria das vezes, uma mulher só descobre ser infértil quando tenta engravidar. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a idade avançada não é o principal fator que torna uma mulher infértil, pois existem outras causas que podem provocar esse problema reprodutivo. A maioria desses problemas tem tratamento e pode ser revertido.

Publicidade

Ao ter problemas de infertilidade, o tratamento para engravidar precisa ser orientado por um médico especialista. Esse tratamento pode ser realizado com medicamentos, exames de limpeza e até mesmo cirurgias.

Problemas que provocam infertilidade feminina

Ovários policísticos são um problema comum que podem afetar a fertilidade feminina, já que nessa doença a menstruação fica irregular e pode afetar a liberação do óvulo maduro. Geralmente, o tratamento dessa doença é feito através da utilização de remédios com hormônios que estimulam a ovulação e esses remédios têm a função de corrigir o problema e aumentar as chances da mulher engravidar naturalmente.

Publicidade

A menopausa precoce acontece em mulheres que tem menos de 40 anos e mesmo assim não conseguem mais produzir óvulos. Essa doença pode ser causada por alterações genéticas ou mesmo pelo tratamento de quimioterapia, nesses casos é tratado por medicamentos com hormônios para estimular a ovulação. Também é recomendado que a mulher pratique atividade física diariamente e tenha uma alimentação rica em fibras.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Causa da infertilidade

Alterações na tireoide, sendo hipotireoidismo ou hipertireoidismo, acabam fazendo com que os hormônios fiquem desequilibrados no organismo, interferindo o período menstrual e dificultando a gravidez. Nesses casos o tratamento para conseguir engravidar se baseia no uso de medicamentos que regulam a função da tireoide.

Publicidade

A salpingite ou inflamação das trompas impede que uma mulher consiga engravidar, pois, faz com que o óvulo não consiga se encontrar com os espermatozoides de modo a formar o embrião. Essa inflamação pode atingir uma ou as duas trompas e os sintomas desse problema são dor abdominal, dor durante as relações sexuais e sangramentos anormais. Esse problema pode ser tratado através de uma cirurgia que visa desobstruir a trompa afetada, ou pode ser feita através do uso de medicamentos para estimular a ovulação.

A endometriose tem como característica o crescimento do endométrio em lugares fora do útero. Esse problema pode acometer as trompas, os ovários ou intestino. Geralmente, mulheres que possuem a endometriose tem dificuldades para engravidar, mas esse não é o único sintoma que indica o problema, pois a endometriose causa cólica menstrual muito intensa, além de menstruação em excesso e cansaço exorbitante. O tratamento para essa doença é feito por remédios que controlam o avanço da doença, e em casos mais graves, por uma cirurgia que visa corrigir as alterações que aconteceram nos órgãos afetados.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.