in

Alimentos proibidos para bebês até um ano de vida

Confira alguns alimentos que são proibidos no primeiro ano de vida do bebê.

Pixabay Free

A introdução alimentar começa quando o bebê completa seis meses e já esboça os sinais de prontidão. Essa é a fase onde acontecem muitas dúvidas das mães acerca de quais alimentos oferecer para o bebê e é importante que desde a introdução da alimentação complementar, o bebê já tenha uma dieta balanceada, pois, isso vai definir seu paladar quando ele for adulto. 

Publicidade

Alimentos proibidos para bebês

Diante disso, ofereça alimentos saudáveis para o seu bebê com muitos legumes, verduras e frutas e dê-lhe a oportunidade de experimentar todos os alimentos, mesmo aqueles que os pais não gostem de comer. Mas, afinal de contas, o que os bebês até 1 ano não podem comer?

Existe uma lista com alimentos proibidos para bebês e não devem ser oferecidos, pois, podem causar sérios problemas na saúde de seu bebê. O primeiro deles é o leite de vaca, que diferente do leite materno possui uma proteína chamada caseína. Essa proteína não pode ser digerida com facilidade pelo organismo do bebê, sendo assim, o consumo desse alimento pode causar cólicas, gases e desconfortos. Além disso, também é importante não oferecer os derivados do leite para o bebê antes dele completar um ano de vida.

Publicidade

Não ofereça açúcar, doces e guloseimas ao seu filho até ele completar dois anos, pois a presença do açúcar na dieta das crianças está completamente relacionada à obesidade infantil e outras doenças. Por ter o paladar completamente inclinado para preferir o sabor doce, a adição do açúcar nas refeições pode fazer com que ele recuse alimentos mais naturais como frutas, legumes e verduras. 

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Não dê esses alimentos para o seu filho

O mel, apesar de ser um alimento natural, pode estar relacionada a contaminação por uma bactéria que é prejudicial à saúde, denominada Clostridium Botulinum. Essa bactéria produz uma toxina que causa a doença botulismo, por isso, é essencial que os pais não ofereçam esse alimento a bebês com menos de um ano, pois eles não têm defesa contra a toxina.

Publicidade

Não utilize sal no preparo dos alimentos do bebê, pois quando o paladar do bebê entra em contato com o sal ele provavelmente rejeitará todos os outros alimentos e não possuam o composto. Além disso, o consumo precoce de sal está relacionado ao aparecimento de problemas arteriais na vida adulta. Para evitar que isso aconteça é importante que os pais preparem os alimentos completamente sem sal até pelo menos o segundo ano de vida do bebê.

O café é outro alimento proibido para bebês. Ele contém uma quantidade enorme de cafeína em sua composição.

No organismo dos bebês isso provoca agitação, prejudica o sono e ainda pode causar cólicas, refluxo e dores abdominais. Também não é recomendado  outros alimentos que possuem cafeína como chocolate e refrigerantes.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.