in

Cuidados que as grávidas devem ter no primeiro trimestre

Saiba quais são os cuidados necessários para a boa evolução da gravidez.

Reprodução/ Istockphoto free

O primeiro trimestre de gestação é um momento essencial para a formação do feto. É nesse período que acontece a formação dos órgãos do bebê, como coração, cérebro, entre outros. Sendo assim, é muito importante que alguns cuidados sejam tomados durante esse tempo.

Publicidade

Sintomas comuns da gravidez

O início da gravidez é marcado por sintomas nas mães, não são todas as mulheres que desenvolvem esses sintomas, mas algumas afirmam que a vontade de urinar aumenta consideravelmente. Além disso, podem acontecer cansaço e sono repentino, dores no corpo ou nas costas, alterações de humor, cólicas, sensibilidade, entre outros sinais comuns da gravidez.

Pensando nisso, saiba o que as gestantes precisam evitar fazer nesses primeiros meses de gravidez, para prevenir o surgimento de problemas.

Publicidade

Coisas que devem ser evitadas no primeiro trimestre 

A primeira coisa é não tomar nenhuma medicação sem que o médico tenha orientado. Não ingerir bebidas com álcool, ou cigarros. Evitar consumir chás de qualquer tipo, assim como cafeína e refrigerantes. Só fazer atividades físicas com acompanhamento profissional, além de evitar comer alimentos crus, sendo eles: carnes, peixes ou ovos.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Outros cuidados que devem ser tomados é inserir na dieta alimentos com nutrientes específicos que auxiliam no desenvolvimento do feto.  O ácido fólico, as vitaminas do complexo B, o cálcio, o ferro, o zinco e iodo precisam ser administrados na alimentação das gestantes, pois, como os bebês se alimentam do que a mãe consome, a escassez desses nutrientes pode provocar problemas na mãe. É importante ter acompanhamento nutricional durante toda a gravidez.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.