in

Evolução da gravidez semana a semana

Saiba como a gestação evolui em cada semana e quais mudanças acontecem no bebê.

Pixabay Free

A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo da mulher gestante. E não pense que só a barriga irá crescer, pois, tudo o que acontece no corpo prepara a mãe para o momento do parto e para ser o alimento do bebê depois do parto. 

Publicidade

O que acontece em cada fase

O primeiro trimestre de gestação é o mais desafiador. Como a mulher ainda não sabe da gravidez, as mudanças em seu corpo podem ser estranhas. Na quarta semana de gravidez o bebê já está do tamanho de um grão de arroz e seu coração já começa a bater. Nesse período alguns sinais já começam a alertar a futura mãe sobre a chegada desse pequeno ser.

No primeiro trimestre, o corpo da mulher começa a se adaptar ao embrião, por isso, na maioria das mulheres acontecem mudanças bruscas de humor, sensibilidade nos seios, cansaço, fadiga e os famosos enjoos. Lembrando que nem toda mulher tem esses sintomas, quando isso acontece, a descoberta da gestação fica mais difícil.

Publicidade

A partir da oitava semana de gravidez, os braços e pernas do feto são formados e começa a formação dos dedos do bebê. Ao fim desse trimestre tão importante, o rosto da criança já está praticamente formado e sua genitália está definida, mas ainda não é possível descobrir o sexo através do ultrassom.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

O segundo trimestre

O segundo trimestre acontece entre as 14 e as 26 semanas de gravidez. Nesse período, o feto tem o tamanho de uma couve-flor e todos os sistemas do bebê estão completamente formados e também já é possível descobrir o sexo do bebê. Esse é o período em que o bebê está desenvolvendo suas características físicas como a cor dos olhos, modelo das orelhas e o crescimento dos pelos. Nessa fase o bebê já consegue ouvir, então esse é o momento dos pais criarem vínculo afetivo.

Publicidade

No corpo da gestante, os enjoos costumam passar e começa a emoção de sentir o bebê se mexer no ventre. Algumas pessoas caracterizam o segundo trimestre como o mais tranquilo da gestação já que os incômodos que algumas mulheres sentem no início já passaram e a barriga não está tão grande ao ponto de impedir a futura mamãe de realizar suas tarefas diárias. Nessa fase o quadril da mulher se prepara para o parto, então muda de formato. Além disso, os seios aumentam e começam a se preparar para a produção de leite.

O terceiro trimestre começa com as 27 semanas e vai até o momento do parto que pode acontecer de 38 a 42 semanas. A partir das 27 semanas o bebê já está completamente formado. Nesse momento ele precisa crescer e ganhar peso. Com 32 semanas o bebê consegue perceber a luz de fora do útero, ele já abre e fecha os olhos e percebe os sons ao seu redor. Com 35 semanas o bebê já se prepara para o nascimento e gira no útero ficando encaixado de cabeça para baixo. A partir das 37 semanas ele já estará pronto para nascer a qualquer momento. Dependendo da gestação, o nascimento pode acontecer até as 42 semanas.

Nesse período o corpo da mulher passa pelo processo de preparação para o parto normal. A barriga fica extremamente grande e as dores nas costas podem começar a afligir a mamãe. Além disso, muitas grávidas apresentam inchaço no rosto, tornozelos e falta de ar. Os seios da mulher ficam mais inchados e sensíveis. Nessa fase o colostro, o leite produzido nos primeiros dias de amamentação, pode começar a vazar. Além disso, a pressão do peso da barriga na bexiga pode fazer com que a mulher sinta vontade de urinar com muita frequência.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.