in

Homem desabafa sobre doença e explica que não sabia que era um sinal de diabetes; fique atento aos sintomas

Diabetes é uma doença grave que pode causar sérios danos ao organismo caso não seja tratada corretamente.

Reprodução IG

O diabetes é uma doença séria que precisa receber o tratamento adequado para evitar complicações ao organismo. O jornalista Tom Bueno relatou sua experiência e explicou como foi descobrir a enfermidade quando tinha 22 anos. De acordo com o colunista do IG, ele já apresentava pelo menos cinco sintomas tradicionais na ocasião.

Publicidade

No entanto, ele explicou que a falta de conhecimento foi algo que fez com que simplesmente ignorasse esses sinais. Inclusive, o jornalista ressaltou que na época se alguém perguntasse sobre diabetes, ele diria que era uma enfermidade de pessoas mais velhas que havia ingerido doce em excesso. Aliás, esse é um alerta de muitos pais aos pequenos.

A doença afeta mais de 16 de milhões de brasileiros que não conhecem quais são os sintomas do organismo quando a glicemia está sofrendo com alguma alteração. Tom afirmou que se tivesse noção dos sinais teria buscado ajuda antes de ter passado tão mal, pois o seu corpo já avisava que algo não estava bem pelo menos há três meses.

Publicidade

Um dos primeiros sinais foi uma sede excessiva, uma vontade desesperada de beber água. Além disso, ele não conseguia dormir direito porque acordava até quatro vezes para poder ir ao banheiro. Outro detalhe que chamou atenção foi as formiguinhas no vaso sanitário devido ao excesso de açúcar na urina.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Tom percebeu que a fome aumentou, mas apesar de comer muito estava perdendo bastante peso. A doença começou a afetar os olhos e já não conseguia enxergar tão bem. Na ocasião, ele buscou ajuda de um oftalmologista e foi até diagnosticado com miopia, porém o seu problema era, na verdade, diabetes.

Publicidade

Contudo, foi um episódio de fadiga que o levou ao hospital e descobriu que a glicemia estava em 640ml/dl. O valor é seis vezes uma taxa normal de uma pessoa. Como o estado era grave foi necessário que Tom ficasse internado. Por isso, jamais ignores os sinais que o organismo dá sobre sua saúde.

Os sintomas mais comuns de diabetes são: sede excessiva e boca seca, fome exagerada, vontade de urinar fora do normal, perda de peso sem motivo aparente, visão turva, fraqueza e cansaço, infecções frequentes e feridas que apresentam demora na cicatrização. Fique alerta e busque ajuda médica caso apresente alguns desses sinais.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.