in

Benefícios da amamentação em livre demanda e como proceder

Saiba como uma mãe pode fornecer o aleitamento materno em livre demanda.

Pixabay free

A amamentação é um dos assuntos que as mães consideram mais relevantes. O leite materno é o principal alimento que um bebê consome até os seis meses, quando não são inseridas as fórmulas. Existem dois tipos de amamentação exclusiva. Na primeira, a mãe estabelece horário para as mamadas, que costumam ser a cada três horas e, na segunda, a amamentação é em livre demanda.

Publicidade

Como amamentar

No caso da amamentação em livre demanda, a mãe oferece a mama para o bebê sempre que ele apresentar sinais de fome. Geralmente, um bebê pode mamar de oito a 12 vezes por dia. Sendo assim, nesse tipo de amamentação é importante que a mãe esteja disponível para amamentar sempre que for preciso. 

A amamentação em livre demanda proporciona alguns benefícios. Além da ligação entre a mãe e o bebê, o ato de dar de mamar faz com que a menstruação, em alguns casos, só se restabeleça após os 6 meses do bebê, evitando que uma nova gravidez aconteça. Além disso, o leite materno protege o bebê de possíveis infecções, pois ajuda a aumentar a imunidade.

Publicidade

Recomendação para as mães

Uma recomendação para as mães que optarem pela amamentação exclusiva e em livre demanda é sempre oferecer para o bebê a mama que ele pegou por último, na mamada anterior. Isso porque, cada mama produz uma quantidade de leite com mais água no início, o que mata a sede e no fim o leite contém mais gordura, o que ajuda o bebê a engordar e dá mais saciedade. 

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

É importante lembrar que nesse tipo de amamentação é o bebê quem dá os sinais de que está com fome, sendo assim, se ele não acordar de madrugada para mamar, não é necessário acordá-lo, a menos que ele seja prematuro e precise ganhar peso.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.