in

Maria Bruaca: apelido da personagem de Pantanal é um prato típico delicioso do Ceará; preparo é fácil

Lanche chamado de Bruaca é um dos mais pedidos no Ceará e tem ingredientes simples.

TV Globo/TV Verdes Mares

O termo ‘Bruaca’ está sendo ouvido constantemente no Brasil desde a estreia de Pantanal. Isabel Teixeira tem dado vida a Maria Bruaca, esposa de Tenório (Murilo Benício). A personagem é uma dona de casa que é mal tratada pelo marido, mas que se cansa de tanta humilhação e mostra o seu verdadeiro valor como mulher.

Publicidade

Esse termo é conhecido para depreciar pessoas, porém, também é empregado para identificar um prato típico do estado do Ceará e que é muito querido pelos cearenses. O quitute é um lanche, parecido com uma panqueca e divide espaço na mesa com outras delícias mais conhecidas, como tapioca e cuscuz.

Receita de Bruaca do chef Luiz Nogueira

Para o preparo da Bruaca você vai precisar de 1 ovo, 1 colher de sopa de manteiga, 4 colheres de sopa de açúcar, 200 ml de leite ou de água, 10 colheres de sopa de farinha de trigo e azeite ou óleo para untar a panela.

Publicidade

Preparo de Bruaca

Adicione o ovo, o açúcar e a manteiga em uma vasilha e bata até que todos os ingredientes se incorporem formando uma massa lisa. Coloque o leite ou a água, a farinha de trigo e misture tudo até que fique homogêneo.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Passe sobre a superfície de uma frigideira antiaderente o óleo ou o azeite, despeje meia concha da massa e espalhe bem. Você precisa se atentar com a temperatura da panela, para não assar muito nas bordas e queimar. Quando notar que estiver sequinha, vire e espere ficar na coloração desejada. Vá repetindo esse processo até que a massa termine.

Publicidade

Origem da Bruaca no Ceará

O chef de cozinha Luiz Nogueira explica que a Bruaca é 100% do Ceará, mas que alguns preparos feitos em outros estados utilizam quantidades diferentes dos ingredientes. Ele explica que no interior cearense, o prato representa a facilidade em se alimentar, uma vez que muitas residências são afastadas das cidades, que comercializam itens como o pão. Originalmente a receita utilizava água.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .