in

Varíola do macaco: o que é e quais os sintomas da doença que tem se espalhado pela Europa

Varíola do macaco chegou à Europa e países como Reino Unido, Espanha e Portugal têm contaminados.

Reprodução CDC

Países da Europa estão assombrados com diagnósticos da chamada varíola do macaco. Diante do risco, ao menos três países estão em alerta. No Reino Unido, sete pessoas contraíram a varíola do macaco. Na Espanha, oito suspeitas estão sendo investigadas. Em Portugal, de acordo com dados desta quarta-feira (18), há cinco casos confirmados.

Publicidade

A varíola do macaco teria sido notificada desde 2016 no continente africano. Apesar do nome, a doença não tem os macacos como reservatório. De acordo com o Guia Médico, o hospedeiro do vírus da varíola pode ser roedores. Os esquilos são comuns nas florestas tropicais da África.

A varíola do macaco é parecida com a varíola comum geneticamente, mas a doença tem sintomas mais leves. A informação consta no Manual MSD. Em 2003, os Estados Unidos sofreram com um surto da doença. Em 2016, países africanos como Congo, República Centro-Africana, Nigéria e Serra Leoa notificaram casos da doença.

Publicidade
  • Sintomas da varíola do macaco
    Febre;
    Dor de cabeça;
    Dores musculares;
    Dores nas costas;
    Calafrios;
    Linfonodos inchados;
    Exaustão;

Mundo em alerta após Covid-19

A Covid-19 vitimou mais de 6,2 milhões de pessoas em todo o mundo. O vírus se disseminou a partir da China e chegou a praticamente todos os países. Os Estados Unidos foram a única nação a ultrapassar a marca de 1 milhão de mortos em decorrência da doença causada pelo coronavírus.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Em todo o planeta foram registrados mais de 520 milhões de casos conhecidos da doença. No Brasil, país que registrou 30 milhões de casos, mais de 650 mil pessoas perderam a vida ao contraírem a Covid-19. 

Publicidade

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!