in

Tampão mucoso: como saber se o trabalho de parto já começou

A saída total do tampão mucoso pode indicar o fim da gestação, como saber se já saiu?

Pixabay Free

O tampão mucoso é uma substância que o corpo da mulher gestante produz nas primeiras semanas de gestação. O tampão existe para evitar que bactérias cheguem ao útero e interfiram no desenvolvimento do bebê. Essa substância fica logo depois do canal vaginal e veda a entrada do colo do útero, que está gerando. O tampão geralmente permanece nesse local até que a criança esteja pronta para o nascimento, quando a gravidez não possui riscos.

Publicidade

Como identificar o tampão mucoso

A saída do tampão mucoso geralmente acontece entre 37 e 42 semanas de gestação, em uma gravidez sem riscos, e indica que o trabalho de parto está bem perto de acontecer, podendo iniciar em dias ou semanas.

O aspecto do tampão, na maioria das vezes, tem consistência gelatinosa e pode ter uma cor que varia desde o transparente até o marrom avermelhado. Depois que o tampão mucoso sai, as cólicas se tornam comuns e, em alguns momentos, a barriga da mulher pode apresentar endurecimento durante o dia.

Publicidade

Mas a gestante deve saber identificar o tampão mucoso, pois não é igual para todas as mulheres. Geralmente, ele tem o tamanho entre 4 e 5 centímetros. As variações são as seguintes: ele pode sair inteiro ou em pedaços. A textura pode ser de clara de ovo, gelatina firme ou gelatina amolecida. E a cor pode ser transparente, amarelada, embranquecida, avermelhada ou em tons terrosos.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Tampão saindo antes do tempo

Publicidade

A saída do tampão pode acontecer semanas antes do parto. Em casos raros, ela só acontece quando o bebê está nascendo. Como para cada mulher difere, você não precisa se apavorar. Mas se o tampão sair antes do tempo?

Bem, se o seu tampão saiu no início da gravidez mantenha a calma, pois como o seu corpo está se adaptando a gestação, provavelmente ele produzirá um novo tampão para proteger o bebê. Mas, se você se sente insegura, procure seu obstetra e tire suas dúvidas. 

Se o tampão saiu no segundo trimestre da gestação, você deve procurar ajuda médica, pois a saída do tampão nesse período pode indicar que você está entrando em trabalho de parto prematuro, o que é extremamente perigoso.

Após a saída do tampão, recomenda-se que as mamães fiquem atentas a outros sinais que indiquem o trabalho de parto. O rompimento da bolsa de água e as contrações frequentes e regulares são indícios de que o bebê já está para nascer.

Apenas a saída do tampão não indica o início de trabalho de parto. Mas, se estiver atrelada às cólicas regulares e frequentes, você deve procurar o médico, pois o bebê já pode nascer a qualquer momento.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.