in

Engravidar na menstruação: quais as chances disso acontecer

Será mesmo possível engravidar durante a menstruação? Como isso é possível?

Pixabay free

Uma dúvida que boa parte das mulheres têm é se é possível engravidar durante a menstruação. Apesar de ser raro, é perfeitamente possível que uma gestação aconteça a partir de uma relação sexual desprotegida durante a menstruação. Mas por que isso acontece?

Publicidade

É possível engravidar estando menstruada

Um ciclo menstrual regular tem entre 28 e 30 dias. Para quem sabe calcular o período fértil é quase impossível que uma gravidez indesejada aconteça, quando a mulher possui ciclo regular e cronometra o período. 

Publicidade

Mas, quando por algum motivo o ciclo da mulher muda e fica mais curto, uma relação sexual sem proteção, ainda que aconteça no período menstrual, pode, sim, gerar uma gravidez, pois os ciclos curtos resultam na ovulação antecipada. Como o esperma pode ficar vivo no organismo feminino por três a cinco dias, a ovulação antecipada pode ocasionar a fecundação do óvulo.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Ciclo menstrual curto antecipa a ovulação

Alguns fatores podem fazer com que um ciclo regular se torne irregular, podendo aumentar o tempo do ciclo ou diminuí-lo. São eles: ansiedade, mudança de peso, excesso de exercícios físicos, doenças (como patologias na tireóide ou diabetes), além do consumo de medicamentos, como antipsicóticos e esteroides.

Publicidade

É importante ficar atenta às mudanças no seu ciclo, pois elas podem indicar que algo não esteja bem com o seu corpo. Além disso, o controle do ciclo te ajuda a conseguir engravidar ou evitar uma gestação que não está sendo planejada.

É de extrema importância se proteger com métodos contraceptivos, caso você não queira engravidar no momento, pois já se sabe que até na menstruação o risco de engravidar não fica completamente cortado.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.