in

Surto de hepatite misteriosa: como proteger as crianças da doença

Saiba como proteger sua criança do surto de hepatite que já atingiu alguns países do globo.

Reprodução Brasil Escola

Um surto de hepatite aguda em crianças está sendo investigado, pois, ainda não se sabe a causa da doença que tem afetado algumas crianças. Apesar de haver uma orientação para não haver Pânico, as autoridades de vários países alertam que existem formas de proteger as crianças da doença.

Publicidade

Como proteger seu filho da doença

Os pais precisam ficar atentos a alguns sintomas que podem indicar que a criança contraiu a doença. Diarreia e vômito, além de sinais de icterícia, que é uma condição que faz com que a pele e a parte branca dos olhos se tornem amarelas, precisam ser considerados e caso sua criança apresente esses indícios, precisa ser levada com urgência ao hospital.

Ainda não se sabe o que está causando a doença nessa classe de pessoas, por isso, é importante que os pais tenham muito cuidado com a higiene dos pequenos. É importante que as crianças lavem as mãos com frequência e cubram a boca e o nariz quando forem tossir ou espirrar.

Publicidade

Higiene é importante

Uma das hipóteses mais apontadas como causadora desse surto de hepatite misteriosa em crianças é o adenovírus. Ele costuma ser eliminado nas fezes e nas gotículas de saliva.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Ao todo, mais de 17 crianças com menos de 10 anos precisaram passar por transplante de fígado desde o início do surto, em 19 de abril. Mas, as crianças infectadas não estão testando positivo para os vírus A, B, C, D ou E, os vírus típicos da doença. Ainda não se sabe ao certo o causador dessa série de casos de hepatite aguda, mas algumas crianças testaram positivo para o adenovírus 41F. 

Publicidade

É importante que os pais tomem cuidado com seus pequenos e pratiquem as regras básicas de higiene, principalmente em ambientes externos às suas casas.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.