in

Erupção polar histórica, geada, neve e chuva congelante: o que são os fenômenos que vão atingir o Brasil

As temperaturas vão cair na próxima semana no país, segundo informação do meteorologista.

Reprodução Revistacircuito

De acordo com a informação dos serviços meteorológicos, o Brasil vai ter uma semana de frio intensa. O fato é considerado atípico por ocorrer no mês de maio. De acordo com a previsão as temperaturas vão despencar a partir da próxima segunda-feira, 16 de maio. O especialista no assunto, o meteorologista da Climatempo Cesar Soares, os termômetros devem registrar temperaturas abaixo de 10º C em São Paulo. Com isso, há previsão de neve, geadas e chuva congelante em algumas localidades.

Publicidade

“Para quem está sentindo frio agora, digo que o frio ainda nem começou. Esse pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano”, ressaltou o especialista. O frio intenso que está se aproximando tem sido chamado nas redes sociais de ‘erupção polar histórica”. Contudo, Cesar explicou que a expressão não existe na literatura da meteorologia. Tecnicamente o que ocorrer é um avanço de uma massa polar muito intensa.

Os estados impactados pelo fenômeno serão aqueles localizados no Centro-Sul do país. Vale ressaltar que o ápice deve acontecer entre os dias 16 e 22. De acordo com o meteorologista da Climatempo, o diferencial desta vez se deve ao deslocamento da massa de ar polar que vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical.

Publicidade

A massa de ar polar juntamente com o ciclone extratropical vai trazer umidade possibilitando a ocorrência de eventos como neve e chuva congelante. A maioria das pessoas sabe o que é neve. O fenômeno acontece quando se formam flocos já na nuvem chegando ao solo no mesmo estado. Já a chuva congelante é algo mais raro no Brasil.

Publicidade

O que é chuva congelante?

De acordo com o especialista, a chuva congelante acontece de maneira normal, com a queda das gotas na atmosfera, porém a água acaba se congelando ao tocar uma superfície. “Quando ocorre uma chuva congelante”, você vê as gotas caindo, mas olha as pessoas na rua e as pessoas não se ‘molham’, porque a gota congela quando toca a superfície”, ressalta o especialista.

Publicidade

A geada acontece com a formação de uma camada de gelo nas superfícies devido queda intensa da temperatura. O fenômeno La Niña tem marcado o ano de 2022. A característica principal é o esfriamento das águas do pacífico que causa invernos mais intensos e secas severas.

Publicidade