in

Valuation: 3 métodos de avaliar seu negócio

Fazer um valuation para obter uma avaliação prévia de quanto a empresa vale é muito importante.

Olya Kobruseva - Pexels

Quando chega o momento de um empreendedor considerar vender seu negócio, é importante saber lidar com diversos tipos de investidores que farão diferentes propostas para a compra. Por isso, fazer um valuation para obter uma avaliação prévia de quanto a empresa vale é muito importante.

Publicidade

Mesmo que a intenção não seja de venda imediata, essa informação é valiosa para o dono de um negócio.

Saber o valuation é entender qual o preço justo que uma companhia tem, o que requer um levantamento que inclui projeção de receita e fluxo de caixa, expectativa de mercado e ativos que ela possui.

Publicidade

Mas como saber se a empresa está sendo avaliada a um preço justo?

Publicidade

Variáveis de um valuation

Uma companhia pode ser avaliada com base em diferentes variáveis:

Publicidade
  • Lucratividade, ou seja, o quanto de lucro ela tem e a projeção futura;
  • Potencial de crescimento do negócio com base em rendimentos futuros;
  • Independência dos ativos, que determina o quanto a empresa é rentável independente da venda de seus ativos;
  • Saldo devedor, ou o quanto de passivo a companhia tem e se isso está controlado;
  • Base de clientes, que pode trazer atratividade ou não para o futuro comprador do negócio;
  • Marca, ou seja, o quanto a empresa tem notoriedade inclusive perante seus concorrentes;
  • E longevidade, que mede o quanto que o negócio aparenta ser estável e duradouro no longo prazo.

Para chegar a um preço justo, é preciso considerar algumas premissas, sempre lembrando que por mais que seja atrativo elevar o valor da empresa no momento da negociação, nem sempre isso é a realidade e pode, inclusive, afastar potenciais investidores.

Também é importante entender que o resultado de um valuation não é necessariamente absoluto. Existem diferentes metodologias para esse processo, e mesmo considerando apenas uma metodologia, pode haver uma diferença no valor por conta de uma eventual variável subjetiva.

Em resumo, um valuation é um importante insumo para negociações com investidores, e até uma forma de saber como está a saúde financeira de sua empresa e o que impacta no valor dela.

Metodologias de avaliação de empresa

Além de incluir as variáveis citadas na avaliação da empresa, existem três métodos práticos de avaliar um negócio:

01 – Fluxo de caixa descontado

Essa metodologia avalia a empresa pela renda futura que conseguirá gerar. Essa é uma das maneiras mais comuns de valuation que existem no mercado, e considera o desconto do valor presente dos fluxos de caixa sem considerar dívidas, que serão subtraídas desse valor posteriormente.

02 – Mercado

Outra forma é a avaliação pelo mercado, ou seja, pelos múltiplos. Esse método avalia uma empresa em comparação com outras concorrentes ou, se for de capital aberto, calcula o valor das cotações de mercado.

03 – Valor patrimonial

A terceira metodologia utilizada para avaliar uma empresa é somando todos os ativos da companhia, o que resultaria em seu valor patrimonial. Contudo, esse é um método que acaba reduzindo um pouco o valor do negócio para empresas rentáveis, em comparação com os demais explicados acima, pois calcula simplesmente a diferença entre ativos e passivos.

As três metodologias servem para diferentes propósitos e devem ser observadas de acordo com o objetivo e a situação atual da companhia. Lembrando que o valuation também serve para dar mais clareza ao empreendedor sobre a situação do negócio e o que pode ser melhorado.

Seja qual for a metodologia de valuation escolhida, é sempre importante obter uma avaliação profissional, que indique qual o melhor caminho a seguir e ajude a mitigar os riscos na hora de uma possível negociação de venda de um negócio. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a se prepararem para a compra e venda de empresas com maior valor e menor risco.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

Publicidade