in

Infecção sexualmente transmissível pode atingir olhos até de recém-nascidos; sinais, tratamentos e prevenção

Conjuntivite gonocócica pode agir de duas formas e em uma delas pode atingir até bebês recém-nascidos e a outra adultos.

The New England Journal of Medicine (NEJM)

Uma doença sexualmente transmissível que atinge os órgãos genitais também pode afetar os olhos de adultos e de recém-nascidos. Quando a gonorreia atinge o órgão da visão, ela é responsável por causar a conjuntivite gonocócica.

Publicidade

Esse tipo de patologia não é comum, tanto que um caso publicado nos Estados Unidos nesta semana tem levantado o debate sobre a importância da prática de relação sexual segura, evitando as consequências das ISTs.

Transmissão

Segundo o oftalmologista Emerson Fernandes de Souza e Castro, essa conjuntivite pode provocar a cegueira e tem diferentes tipos de transmissão. Enquanto nos adultos é transmitida na relação íntima, em recém-nascidos acontece em parto normal, com a prevenção podendo ser feita ainda durante o pré-natal.

Publicidade

Sinais e sintomas

A conjuntivite gonocócica tem algumas particularidades, podendo provocar até a perfuração da córnea em 24 horas. É dolorida, agressiva e rápida, ocasionando olhos vermelhos, inchaço incomum chamado de quemose, além de um edema nas pálpebras.

Publicidade

Tratamento

Diferentemente de uma conjuntivite comum, esta deve ser tratada com antibiótico local e sistêmica, considerando ainda que em alguns casos é recomendada a internação. Em adultos, o parceiro ou a parceira do infectado também deve realizar o tratamento.

Publicidade

Prevenção

A prevenção em bebês deve ser realizada ainda durante o pré-natal. Na maioria dos casos, mulheres com gonorreia não possuem sintomas, sendo assim, o indicado é aplicar colírio nos olhos da criança na primeira hora de vida. Nos adultos, a melhor forma de prevenção é com o uso de preservativos.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .