in

50 bebês são intoxicados diariamente no Brasil por agrotóxicos; especialista alerta

Estudo levantado por pesquisadora da USP aponta que em média 50 bebês são intoxicados ao dia.

Pixabay/GloboNews

Um estudo levantado por uma especialista da USP aponta que, em média, 50 bebês de 0 a 1 ano são intoxicados todos os dias por agrotóxicos no Brasil. Já entre os adultos essa média diária é menor, girando em torno de 15 contaminações diárias.

Publicidade

Quem contabilizou esses números em uma pesquisa foi a especialista Larissa Bombardi, que está organizando uma nova edição de um atlas que traça os números do uso de venenos e agrotóxicos nas lavouras. A previsão do lançamento de “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia” é até o final deste ano.

50 bebês são intoxicados por dia no Brasil

Os dados obtidos pela estudiosa foram somados a partir de registros do Sinan, um sistema de notificação de agravos do Ministério da Saúde. Ela relata que esses dados são obrigatoriamente reportados e que, desde 2011, intoxicação por agrotóxicos devem ser informados de forma obrigatória.

Publicidade

A professora da USP chegou a fazer um primeiro relatório em 2017 com números levantados de 2007 a 2014. O documento foi lançado na União Europeia, mas teve um boicote por parte de uma rede de supermercados escandinava.

Publicidade

Larissa aponta que esses números chocam, pois só tem aumentado. Ela garante que pela média diária, 15 pessoas são intoxicadas todos os dias, porém, no último levantamento eram somente 10. “Entre os bebês de 0 a 1 ano, a média diária de intoxicações passou de 43 para 50. Essa alta tem se mantido para todos os recortes que tenho feito”, alerta a pesquisadora.

Publicidade

Intoxicação por agrotóxicos causam óbitos

É válido ressaltar que contaminação por agrotóxico pode levar as vítimas ao óbito. Sendo assim, é preciso escolher bem os produtos que devem ser consumidos e ter uma atenção redobrada em locais em que há a aplicação desse tipo de veneno. Segundo a pesquisa de Larissa, a cada dois dias duas pessoas perdem a vida intoxicadas, sendo que 20% são crianças e adolescentes até 19 anos.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .