in

Gravidez silenciosa: uma mulher pode estar grávida sem ter sintomas?

Saiba se é realmente possível estar grávida sem ter sintomas de gravidez.

Foto de freestocks.org no Pexels

A gravidez é um período onde boa parte das mulheres enfrenta diversas dificuldades, como enjoos, sensibilidade nas mamas, além da barriga crescendo e causando dores nas costas, entre outras adversidades. Mas, você sabia que existem mulheres que desenvolvem uma gravidez silenciosa?

Publicidade

Gravidez silenciosa realmente é possível?

Durante a gravidez algumas mulheres sentem muitas modificações em seu corpo, como sono extremo, fome em excesso, enjoos, náuseas e o aumento da barriga. São sintomas comuns que podem evidenciar uma gravidez, mas, apesar de serem raras, as gravidezes silenciosas podem acontecer. 

Você já deve ter ouvido falar sobre alguma mulher que só descobriu a gravidez quando entrou em trabalho de parto. Isso acontece quando ela não costuma fazer acompanhamento médico com frequência. Desse modo, quando a gestação não produz sintomas, é quase certo que o bebê só seja descoberto na hora do parto.

Publicidade

Em alguns casos de gravidez silenciosa as mulheres afirmam que menstruaram durante todo período de gestação e não apresentaram o aumento da barriga. Mas os médicos explicam que não existe gravidez com menstruação, nesses casos, os sangramentos vaginais de nidação, por exemplo, podem ter sido confundidos com o período menstrual.

Publicidade

Porque a barriga não cresce?

Ainda segundo os médicos, uma mulher que não apresenta aumento do abdômen durante a gravidez provavelmente possui o quadril com volume suficiente para comportar o bebê em seu interior sem que a barriga fique volumosa. Se o bebê for quieto, ou a placenta for formada na frente do útero, os movimentos ficam imperceptíveis para a mãe.

Publicidade

Os riscos envolvendo uma gravidez silenciosa são muito grandes, pois uma mulher sem acompanhamento de pré-natal não tomará as vitaminas necessárias durante a gravidez para formação do bebê, o que pode causar sérios problemas para a criança.

Para evitar que essa categoria de problema aconteça, utilize métodos contraceptivos em todas as relações, caso não deseje engravidar. E se você teve alguma relação sexual sem proteção, busque atendimento médico para saber se o ato sexual gerou um bebê.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.