in

O que acontece no cérebro de quem acabou de falecer? Cientista faz descoberta totalmente por acaso

Idoso faleceu durante exame no cérebro e deu aos cientistas uma nova linha de estudo.

Pixabay free

Para tentar avaliar o quadro de saúde de um paciente de 87 anos que sofria de epilepsia, um grupo de pesquisadores resolveu utilizar um exame médico de eletroencefalografia continua (EEG). Mas, o que ninguém esperava era que o paciente morreria durante o procedimento.

Publicidade

Pesquisadores descobriram, por acaso, o que acontece na hora da morte

O idoso faleceu devido a um ataque cardíaco, mas acabou deixando outro caminho de estudo para os cientistas que o avaliavam, pois, com os resultados dos exames realizados durante a morte do idoso, foi possível avaliar como o cérebro age no momento em que uma pessoa deixa de viver.

O estudo foi publicado pela revista científica Frontiers im Aging Neuroscience. O estudo revelou informações nunca antes vistas a respeito do comportamento do cérebro durante a morte de uma pessoa, através do estudo é possível sugerir que nos últimos momentos de vida de um ser humano suas memórias são resgatadas.

Publicidade

Foi detectado 900 segundos de atividade cerebral

O neurocirurgião Ajmal Zemmar destacou que acontecem cerca de 900 segundos de atividade cerebral perto do instante que em que o paciente morreu. “E estabelecemos um foco específico para investigar o que aconteceu nos 30 segundos antes e depois que o coração parou de bater”, disse um dos especialistas.

Publicidade

Conforme os pesquisadores, uma das coisas que se pode aprender a respeito dessa pesquisa é que “embora nossos entes queridos tenham os olhos fechados e estejam prontos para nos deixar descansar, seus cérebros podem estar revendo alguns dos melhores momentos que vivenciaram em suas vidas”.

Publicidade

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.