in

Pelos, feridas, manchas e pintas: o rosto pode revelar muito sobre a sua saúde; fique atento aos sinais

Esse artigo vai elencar algumas doenças que o rosto pode revelar sobre a saúde de uma pessoa.

Reprodução Drasheilamatielo

A pele funciona com uma espécie de manto que atua na proteção do corpo estando conectada ao organismo. Para quem não sabe, a pele é o maior órgão do corpo humano, sendo uma das primeiras barreiras do sistema imune, que ajuda na proteção contra vírus, substâncias e outras situações que possam fazer mal.

Publicidade

A pele da face é mais fina que outras regiões do corpo e acaba ficando mais exposta. Por esse motivo está mais sujeita as condições do ambiente, radiação do sol e outras agressões que podem sofrer variações conforme cada pessoa. Muitas condições acabam se manifestando com facilidade no rosto justamente pela exposição.

De acordo com o especialista no assunto, o médico dermatologista Alexandre Sisnando, é bem comum algumas enfermidades mostrarem os sintomas no rosto. É extremamente importante buscar ajuda profissional quando há algo de anormal na face. A pele pode revelar muito sobre a sua saúde. Veja abaixo e fique atento aos sinais.

Publicidade

Pele amarelada

Um indício de problemas de saúde pode surgir na cor da pele. Quando fica amarelada pode indicar doenças do fígado, betacaroteno em excesso no sangue, graves distúrbios nutricionais, anemia crônica, pedra na vesícula, câncer no pâncreas e doenças hematológicas.

Publicidade

Manchas escuras

Esse é um tipo de reclamação comum nos consultórios dermatológicos. Essas marcas escuras na pele do rosto podem ser indícios de melanoses, sardas, algum tipo de lesão nas células da pele, distúrbios de coagulação sanguínea e melasma.

Publicidade

Ferida nos lábios

Machucados nessa região precisam de uma investigação diagnóstica para saber as características e evolução da lesão. Feridas nesse local podem estar associados a herpes, candidíase, úlcera, irritação, desidratação e até mesmo câncer.

Vermelhidão na face

Caso seja algo que incomoda e que aparece com uma frequência grande, a vermelhidão no rosto pode ter relação com algum tipo de problema de saúde. Entre eles estão a fotossensibilidade, rosácea, lúpus, fotodano ou vasodilatação.

Pintas e nódulos

A maior parte das pintas são genéticas e sem nenhum tipo de problema, mas algumas podem revelar sinais de problemas de saúde. Elas podem indicar queratose seborreica, verrugas transmitidas por vírus, irritação da pele, cistos, lesão cancerígena e cravos.

Pelos em excesso na face

Quando em caso isolado pode não ser sinal de alerta, mas se vier associado a outros sintomas é preciso acender o alerta. Nesse caso podem indicar hirsutismo, SOP – Síndrome do Ovário Policístico, hipertricose, enfermidade das glândulas adrenais, distúrbios hormonais e medicamentos.

Fique atento aos sinais e busque ajuda médica se tiver dúvida ao apresentar alguns dos sintomas. Vale ressaltar que somente o médico pode diagnosticar corretamente e prescrever o tratamento correto.

Publicidade