in

5 P’s da Construção: em 5 minutos como funciona um projeto de engenharia civil

Em 5 minutos como funciona um projeto de engenharia civil com 5 P´s da construção!

Pexels - David McBee

Você já ouviu falar nos 5 P’s da construção?

Esse conceito, apesar de pouco difundido, é extremamente importante para que a obra seja executada da melhor forma.

Publicidade

Iniciar um novo projeto requer inúmeros cuidados, e, com eles, também é necessário entender como funciona o planejamento de cada etapa na construção civil.

A seguir, você confere o que são, qual a importância e porque incluir os 5 P’s no seu cronograma de obra.

Publicidade

O que são os 5 P’s da construção civil?

Não se sabe ao certo quem, ou em que momento foi criado o método dos 5 P’s da construção civil, no entanto, essa técnica é bastante conhecida em outras áreas de atuação, como no marketing, englobando termos como Preço, Praça, Produto e Promoção.

Publicidade

Já na construção, os P’s são adequados à realidade do setor, sendo eles: Projeto, Preços, Prazos, Produtos e Proteção.

Publicidade

Com certeza você já sabe o que cada uma dessas palavras significa, mas é muito importante entender como elas podem ser aliadas em um planejamento de obra.

Confira agora o que cada P representa na construção civil:

Projeto

O projeto é a base de qualquer obra, sendo a etapa inicial e a mais importante de um planejamento da construção civil.

No momento em que o projeto é idealizado pelos engenheiros, devem ser tomados diversos cuidados quanto às especificações, instalações elétricas e dimensões do terreno para que tudo ocorra bem.

Logo, o projeto é o primeiro dos 5 P’s e precisa estar alinhado com o restante das etapas a seguir.

Preços

Assim que o projeto estiver totalmente estruturado, com todas as especificações, é o momento de buscar os preços de equipamentos para construção civil, trabalhadores e, é claro, calcular uma média nas despesas e possíveis imprevistos que poderão ocorrer no futuro.

Além disso, o Custo Unitário Básico (CUB) é um fator muito importante a ser considerado, visto que ele estipula uma média do valor da construção por metro quadrado.

Neste caso, o objetivo do CUB é auxiliar o mercado a partir de uma estimativa do custo dos projetos.

Prazos

Mas não basta possuir o projeto e os custos da obra definidos, os prazos também devem estar em conformidade com o planejamento para evitar prejuízos e desentendimentos com os clientes no futuro.

Sendo assim, é de extrema importância fazer o acompanhamento da construção em tempo real e medir o desempenho.

Para auxiliá-lo nessa etapa dos 5 P’s da construção, você pode contar com alguns softwares e aplicativos específicos para avaliar o andamento da obra com mais precisão, sempre relacionando custo x prazos.

Produtos

Após definir o projeto, traçar os custos e prazos de entrega, está na hora de buscar os equipamentos e materiais que serão usados na obra.

Em uma construção, é imprescindível que os equipamentos e insumos utilizados durante a edificação sejam de boa qualidade. Desse modo, não haverá retrabalhos e a chance de prejuízos ocorrerem serão menores.

Vale ressaltar que o preço não é sinônimo de bom desempenho, portanto, peça feedbacks de outros compradores e tire suas dúvidas sobre as especificações técnicas dos produtos.

Proteção

Por fim, o último item da nossa lista de 5 P’s da construção civil é a proteção, um fator crucial em todo canteiro de obras.

Você deve garantir que todas as Normas Regulamentadoras (NRs) sejam seguidas, para garantir a segurança e integridade dos trabalhadores.

Através de equipamentos de proteção e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) é possível assegurar o bem-estar de todos e, de quebra, evitar prejuízos no futuro em virtude de multas.

Lembre-se que zelar pela equipe deve ser um ponto fundamental em qualquer cronograma de obras.

Por que os 5 P’s são essenciais para garantir o sucesso da construção?

Como você pôde observar, os 5 P’s da construção nada mais são que um conjunto de etapas que devem ser levadas em conta durante o planejamento de uma obra.

Cada fase requer atenção e cuidados específicos para que a construção seja entregue no prazo estipulado, nos valores e conforme as Normas Regulamentadoras vigentes.

Realizar um planejamento com base nessas 5 etapas garantirá o sucesso da obra, sem dores de cabeça.

3 Motivos para montar um cronograma de obra com os 5 P’s da construção

Veja os principais motivos para você implementar os 5 P’s da construção hoje mesmo.

Motivo #1: Menos chances de ter prejuízos!

O planejamento é a base de qualquer projeto, principalmente na construção civil. Por isso, entendê-lo, definir preços, prazos e produtos que serão utilizados é essencial para evitar prejuízos no futuro.

Seja devido a retrabalhos por conta de produtos de má qualidade, ou falta de comprometimento com prazos. Esses são motivos para você pensar sempre no cronograma da obra.

Motivo #2: Bem-estar da equipe!

Quando falamos em bem-estar, não estamos nos referindo apenas à integridade física da equipe, como, também, à pressão a que todos são submetidos quando os prazos se tornam mais apertados.

Dessa forma, além de garantir a segurança dos trabalhadores por meio de equipamentos de proteção, também é importante planejar com antecedência o andamento da obra e estipular prazos cabíveis, para que ninguém fique sobrecarregado.

Motivo #3: Mais qualidade e produtividade na obra

A escolha dos equipamentos é uma parte extremamente importante, e somente focar no valor dos produtos pode ser um investimento arriscado.

Logo, ao adquirir equipamentos que estejam em conformidade com as NRs da construção e ISO 9001, os seus trabalhadores terão mais agilidade e produtividade durante as tarefas.

Publicidade