in

Qual o melhor armador desta temporada de NBA?

Uma das posições mais importantes no basquetebol: Confira o armador que mais jogou nesta temporada

Créditos: Divulgação

A posição de armador é uma das mais importantes posições do basquete, além de ser uma posição recheada de talentos e jogadores diferenciados. Com a finalização da temporada regular e o início dos playoffs, fizemos alguns prognósticos para trazer qual foi o melhor armador da temporada 21/22 da NBA.

Publicidade

A temporada regular deu o que falar para os fãs de NBA. Com jogos bem disputados e uma briga acirrada no topo da tabela, os times que acabaram na primeira posição foram Minnesota Timberwolves, Memphis Grizzlies e Milwaukee Bucks, atual campeão da NBA.

Já na fase dos playoffs os jogos permanecem quentes e times como Golden State Warriors, Philadelphia 76ers e Boston Celtics, mesmo não terminando a temporada regular no topo da tabela, estão mostrando suas potências em quadra.

Publicidade

Mas esses times não estão se destacando à toa. Há jogadores que são muito importantes para o bom desempenho de cada equipe e os armadores estão roubando a cena. Nomes como Stephen Curry, Ja Morant, Jrue Holiday e diversas outras estrelas do esporte, estão sendo destaque nessa temporada.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Posição armador

Peça fundamental no time, o armador é fundamental na formação do quinteto na quadra. Pode-se dizer que o armador é como se fosse o quarterback no futebol americano ou o camisa 10 no futebol comum.

Publicidade

Também é conhecida como posição 1, point guard ou, simplesmente PG, o armador é o organizador, o “cérebro” da equipe. É ele o responsável por organizar as jogadas ofensivas, criando oportunidades para seus colegas de equipe pontuarem, e dar o primeiro combate na defesa, o que faz dele o principal jogador da equipe geralmente.

O armador é quem normalmente leva a bola da defesa para o ataque, observa o tipo de defesa da equipe adversária e escolhe a jogada ou movimento necessário para superá-la, através de códigos pré estabelecidos pelo técnico.

Grandes nomes da posição nos últimos anos

Nos últimos anos tivemos o privilégio de ver grandes jogadores atuando na posição de armador nas quadras da NBA, nomes que, ainda hoje, brilham os olhos dos que acompanham o esporte.

Stephen Curry, James Harden e Russell Westbrook, por exemplo, são nomes de armadores que ganharam o prêmio de MVP (jogador mais valioso) da temporada.

Se formos completar a lista com os principais jogadores que atuam na posição armador nas últimas temporadas, adicionamos nomes como:

● Jrue Holiday (Milwaukee Bucks)

● Ja Morant (Memphis Grizzlies)

● Chris Paul (Phoenix Suns)

● Trae Young (Atlanta Hawks)

● Kyrie Irving (Brooklyn Nets)

● Damian Lillard (Portland Trail Blazers)

Mas e se formos pontuar o melhor da temporada 2021/2022, quem seria?

O melhor armador dessa temporada

A temporada 2021/2022 está insana. São muitos os armadores que se destacaram nesta temporada, tais como Stephen Curry que, como sempre, jogou muita bola e liderou os Warriors rumo aos playoffs, com uma campanha que acabou com o time em 3º na conferência, pela temporada regular.

Chris Paul foi outro jogador que teve uma temporada fantástica. O PG do Phoenix Suns foi por mais um ano o principal jogador da equipe e o Suns segue firme como um dos favoritos ao título de MVP.

Contudo, o melhor armador desta temporada é também o melhor jogador defensivo da temporada regular. Com médias de 12,1 pontos, 3,8 rebotes e 5,9 assistências, além de 1,7 roubos e 0,3 tocos por jogo, o armador Marcus Smart, do Boston Celtics, é o melhor defensor da temporada regular 2021-2022 da NBA. O armador fez uma excelente temporada pelo Boston Celtics.

Publicidade