in

Lapsos de memória, lentidão e irritação? Sintomas podem estar relacionados ao sono

A falta de sono pode trazer sérios problemas de saúde a curto e longo prazo.

Foto: Shutterstock

Para ter uma boa saúde é preciso manter alguns hábitos importantes. O ideal é ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente e ter uma boa noite de sono. Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue manter com regularidade e equilíbrio esses pilares, que são responsáveis por uma qualidade de vida melhor.

Publicidade

Muita gente não sabe, mas noites mal dormidas podem provocar diversos problemas de saúde. Alguns fatores podem contribuir para que as pessoas não consigam dormir com tranquilidade, entre elas as preocupações e o estresse do dia a dia. A verdade é que o sono é algo precioso e necessário para o equilíbrio da saúde física e mental.

A dificuldade para dormir pode prejudicar o sistema imune, responsável por garantir a proteção do corpo contra substâncias estranhas e patógenos que podem afetar de forma negativa a saúde. É importante ressaltar que, durante o sono, o corpo realiza atividades extremamente importantes, como fortalecimento do sistema imune e consolidação da memória.

Publicidade

Publicidade

Falta de sono pode causar transtornos no organismo

Não dormir bem pode provocar sérios danos ao corpo. Em um curto prazo, a pessoa pode apresentar irritabilidade, sonolência ao longo do dia, ansiedade ou humor depressivo, dificuldade de concentração, atenção e memória.

Publicidade

Já a longo prazo, os problemas relacionados ao sono, seja insônia ou qualquer perturbação do sono (privação crônica de sono, pernas inquietas e apneia obstrutiva), o indivíduo pode ter o risco de desenvolver doenças metabólicas sérias, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Caso esteja sofrendo com problemas relacionados ao sono, é importante buscar ajuda profissional para tratar a condição e evitar danos ao organismo.

Publicidade