in

Características que ajudam a saber se sua mãe é narcisista

Conheça algumas características que podem indicar que você foi criado por uma mãe narcisista.

Canva free

Como uma mãe se comporta pode influenciar completamente na formação do caráter e da personalidade do seu filho, quando uma mãe é narcisista ela pode prejudicar seus filhos com comportamentos abusivos e. por vezes. humilhantes.

Publicidade

Uma mãe narcisista pode prejudicar os filhos

A palavra narcisismo vem da mitologia grega e significa amor pela própria imagem. Narciso era um Deus grego que, ao contemplar o reflexo de sua imagem no rio se apaixonou por si mesmo e acabou se afogando ao tentar alcançar o próprio reflexo. Assim como Narciso se afogou, uma mãe narcisista pode afundar suas relações com os filhos e causar sérios traumas.

O TPN (Transtorno de Personalidade Narcisista) é classificado por padrões de comportamento de grandiosidade, ou seja, uma pessoa narcisista age como um ser superior, necessita de atenção, tem falta de empatia e sente como se o mundo tivesse que atender às suas expectativas.

Publicidade

Uma mãe narcisista tende a ser abusiva, o instinto de superioridade faz com que ela crie suas próprias regras, usando sua posição de poder e autoridade, como mãe, para impor sua vontade. Esse abuso pode ser externado de forma verbal, física e psicológica.

Publicidade

Características de uma mãe narcisista

A mãe narcisista se acha dona da verdade, por esse motivo tende a responsabilizar as pessoas pelo próprio erro, sempre como dona da razão e da verdade. Ela tem problema de identidade e buscando amor no outro, querendo elogios e bajulações.

Publicidade

A autoestima da mãe narcisista é extremamente frágil, ela se magoa facilmente, mas nunca irá deixar isso evidente. Ela ama o reconhecimento e não se importa com custo disso. Ela é extremamente perfeccionista e se enxerga com um padrão de excelência, então não aceita erros ou quebra de expectativas de seus filhos. Ela exige demais dos filhos, mas, no fundo, sabe que nem ela mesma consegue atingir sua própria expectativa, desse modo se sente mal consigo mesma.

Vive de aparências! A mãe narcisista vive para atenção e elogios. Ela não demonstra nenhuma emoção negativa ou problema na frente de outras pessoas, mas esse lado sombrio ela expõe para família a qual maltrata e deixa claro que não está contente. Ela não admite culpa. A mãe narcisista trata os filhos com intolerância, por isso, quando ela não consegue o que deseja, culpa os filhos por suas próprias falhas, não importando o resultado ela não se responsabiliza pelos erros.

Uma mãe narcisista não pede desculpas, nem cumpre com o que promete seu sentimento de não sentir culpa por seus atos é uma característica marcante nesse perfil de mãe, por isso, ela não se incomoda de mudar sua palavra e negar que houvesse prometido algo, essa manipulação torna suas promessas vagas e sem peso. Ela tende a monopolizar os recursos financeiros dos filhos, mesmo que esses não lhe pertençam, ela os utiliza como se fossem dela.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.