in

Métodos para te ajudar a eliminar o uso da chupeta em bebês

Aprenda algumas dicas para tirar a chupeta gradualmente e sem traumas.

canva free

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Conselho Nacional de Pediatria não recomendam o uso da chupeta em bebês. Mas, se você já forneceu o bico para o seu bebê e ele se acostumou, não se desespere! Existem algumas táticas que podem ser usadas para tornar o uso mais tranquilo e a retirada da chupeta mais fácil.

Publicidade

Alguns cuidados com o uso da chupeta

A primeira coisa que os pais devem fazer é utilizar as chupetas ortodônticas, com formato especial que tenta prevenir a má formação dos dentes. Outra coisa que deve ser observada é o uso de chupeta conforme a idade do bebê, essa informação pode ser observada na embalagem do objeto.

É importante que as chupetas sejam mantidas sempre limpas, observando uma esterilização pelo menos três vezes ao dia nos primeiros meses de vida do bebê. É extremamente proibido mergulhar o objeto em alimentos doces antes de colocá-lo na boca da criança, pois esse hábito pode provocar as temidas cáries nos dentes recém-crescidos.

Publicidade

Quem deve controlar as chupetas são os pais, então evite o uso das correntinhas que prendem o objeto na roupa, pois elas dão liberdade ao bebê de colocá-la na boca na hora em que sentirem vontade e isso pode provocar vício.

Publicidade

Dicas para tirar a chupeta do bebê

Publicidade

É importante que os pais se esforcem para eliminar o uso da chupeta da vida da criança o mais rápido possível, pois esse objeto pode provocar uma deformação na arcada dentária do bebê.

Espere o momento certo e vá diminuindo gradualmente o uso da chupeta, comece restringindo seu uso apenas para a hora do sono e depois elimine de uma vez por todas o objeto da vida da criança. Tente substituir a chupeta por alguma outra coisa que promova conforto ao bebê, não tire esse objeto de forma brusca, pois isso pode ser traumático.

Se seu filho já tem dois anos ou mais, converse com ele, diga que já está na hora de deixar a chupeta de lado e solicite uma troca, sempre observando como o pequeno se adapta à proposta de mudança de hábitos.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.