in

A essência do Made in Italy no mundo pelas mãos da Magnaghi Aeronáutica (MA Group)

A essência do Made in Italy no mundo pelas mãos da Magnaghi Aeronáutica.

Unsplash.com/@evadarron

O que torna a Itália tão especial? Aqui, não estamos a comparar com outros países, mas, sim, a discutir algo que é, praticamente, uma unanimidade entre os povos. Seria sua culinária deliciosa e diversa? Sua paixão e dedicação aos mais variados esportes? Ou sua riquíssima indústria da moda, que representa tão bem o tal “Made in Italy”? Há quem diga que são os vinhos preciosos que são produzidos somente lá. Não importa: a de se admitir que algo de especial acontece na Itália.

Publicidade

Especial como muitas coisas vindas do país da Bota, a Magnaghi Aeronáutica (MA Group), uma companhia especializada na confecção, certificação, produção e posterior comercialização de sistemas de engrenagens de aterragem, equipamentos, sistemas e instalações hidráulicas para uso aeroespacial, trabalha há mais de 70 anos para levar a excelência italiana ao mundo.

Coordenada por seu CEO, Paolo Graziano, a corporação atua no Brasil desde os anos 80 e conquistou o mercado internacional, tornando-se sócia dos mais importantes fabricantes de aeronaves do mundo.

Publicidade

Para Graziano, às origens italianas explicam o sucesso da Magnaghi Aeronáutica (MA Group). “O segredo é a engenhosidade italiana, uma qualidade que outrora engrandeceu o nosso país, que faz parte da nossa tradição e que hoje representamos os seguidores. É graças à combinação da engenhosidade, competências técnicas e investigação tecnológica, que uma empresa de média dimensão, como a nossa, compete com empresas americanas ou chinesas muito maiores”, disse.

Publicidade

Sangue italiano ainda mais fervente vindo do Sul da Itália, de Nápoles. “Somos um grupo não só orgulhosamente italiano, mas também orgulhosamente napolitano”, completa.

Publicidade

Para o CEO da Magnaghi Aeronáutica (MA Group), um dos principais fatores que explicam o êxito da companhia está nas pessoas que lá trabalham. “O capital humano é fundamental para nós: afinal, a tecnologia sem a competência do técnico para supervisioná-la é inútil. Temos não só tecnologias e processos de engenharia que representam o estado da arte no nosso setor, mas também técnicos altamente qualificados, que conheço perfeitamente e em quem tenho absoluta confiança”.

A confiança em suas equipes é tamanha que nem o fato de ser, comparativamente, menor que outras empresas globais do setor da aeronáutica assusta Graziano. Frente à concorrência, o amor e dedicação de seus funcionários é algo incomparável. “A capacidade de adaptação, de encontrar soluções rápidas, de responder rapidamente aos pedidos dos clientes, permite-nos ser competitivos”, afirma.

A Magnaghi Aeronáutica (MA Group) e a luta por um mundo mais cada vez mais ecológico

“A sustentabilidade ambiental já não é uma escolha, mas um dever”. Assim define o CEO da Magnaghi Aeronáutica (MA Group), Paolo Graziano, sobre a importância de uma visão sustentável. “Tentamos encontrar soluções e tecnologias inovadoras que sejam o mais “verdes” possível. Vamos também acrescentar ao nosso balanço, o da sustentabilidade, porque as ações que implementamos e o compromisso ligado ao ambiente merecem uma atenção especial que teremos todo o gosto em partilhar com os nossos colaboradores e clientes”, comenta.

Um projeto interno voltado à sustentabilidade é o projeto MA Group Landing Green, uma ação sustentável importante que reforça o compromisso da Magnaghi Aeronáutica (MA Group) com questões ecológicas. “Este projeto inclui uma série de iniciativas destinadas a melhorar não só a reciclagem, reutilização e poupança de energia, mas também a tornar o conceito de sustentabilidade seu”, complementa.

Recentemente, a Magnaghi Aeronáutica (MA Group) recebeu o reconhecimento como Top Employer 2022 na Itália.

Outro marco importante para a empresa do setor aeronáutico foi a parceria firmada com a Lockheed Martin Sikorsky-Boeing. As empresas assinaram um acordo para fornecer o sistema de trem de pouso totalmente integrado para o helicóptero DEFIANT X®.

O acordo marca uma evolução significativa nas soluções globais de equipamento de aterragem do MA Group com acesso a desenvolvimentos avançados no mercado de defesa dos EUA.
Quem é a Magnaghi Aeronáutica (MA Group)

A Magnaghi Aeronáutica (MA Group) possui três escritórios em Itália, dois nos Estados Unidos e um no Brasil. De 2000 a 2020, as receitas da empresa passaram de 19 milhões de euros para 91 milhões de euros. Até o momento, a companhia italiana tem 8 fábricas em 4 continentes e 900 colaboradores no atual quadro de funcionários.

Publicidade