in

Angeli encerra carreira devido à afasia; sintomas e tratamentos da doença que também acomete Bruce Willis

Angeli recebeu um diagnóstico de afasia, que é uma doença progressiva primária que não pode ser tratada.

Foto: Flavio Moraes/G1/RTVE

O conhecido cartunista Angeli foi diagnosticado aos 65 anos com Afasia Progressiva Primária. Por conta da doença, ele anunciou o fim de sua carreira. A parada do profissional foi anunciada pelo jornal Folha de S. Paulo, na qual ele colaborou por mais de 50 anos, sendo confirmada ao portal G1 por Carolina Guaycuru, esposa dele.

Publicidade

Essa é a mesma doença que causou o falecimento da promotora de eventos Alicinha Cavalcanti. Outro famoso que foi diagnosticado foi Bruce Willis, que também anunciou a aposentadoria em março deste ano.

O que é afasia

A patologia degenerativa atinge a linguagem e se encontra dentro do conceito de doenças demenciais, assim como o Alzheimer. Segundo o neurologista Diogo Haddad, todos os subtipos de APP se manifestam na linguagem, seja ela com problemas na fala, na verbalização ou na alteração da comunicação.

Publicidade

Sintomas da afasia

É preciso ficar atento aos primeiros sintomas da doença que se manifestam na linguagem, tanto na hora que a pessoa vai falar alguma coisa, ler ou escrever algo. Outro ponto a ser destacado é que as pessoas podem se esquecer de algumas palavras durante o dia.

Publicidade

A principal diferença com o Alzheimer é que a APP atinge pessoas mais jovens, a partir dos 50 anos. Outro fator que diferencia é que a primeira afeta a questão de memória e comportamento, já a segunda se inicia com alterações de linguagem.

Publicidade

Tratamento de afagia

De acordo com Haddad, essa patologia não foi totalmente entendida por cientistas e profissionais na área, sendo assim, ainda não foi descoberto um tratamento ou uma cura para a APP. O que pode ser feito até o momento são terapias de reabilitação que tardam a evolução da doença.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .